Sociedade | 20-02-2024 12:00

Projecto “Ombro Amigo” em Ourém tem sido fundamental no combate ao isolamento

Projecto “Ombro Amigo” em Ourém tem sido fundamental no combate ao isolamento
Projecto envolve pessoas referenciadas pelo município de Ourém e juntas de freguesia do concelho. Foto CM Ourém

Executivo da Câmara de Ourém visitou as instalações do projecto “Ombro Amigo”, uma iniciativa que tem ajudado a combater o isolamento social no concelho nos últimos três anos.

O protocolo entre o município de Ourém e a Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, que resultou na implementação do projecto “Ombro Amigo”, tem sido um sucesso no combate ao isolamento social no concelho. O executivo da Câmara Municipal de Ourém realizou uma visita às instalações do projecto que teve como objectivo monitorizar o seu funcionamento e interagir directamente com os participantes da iniciativa social inovadora, distinguida em 2021 com uma menção honrosa na categoria “Vida”, no âmbito dos Prémios de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na Região Centro.
“Ombro Amigo” traduz-se na dinamização de uma bolsa de voluntariado, com plataforma digital interactiva, constituída por elementos de um grupo-alvo em isolamento social e outros elementos da comunidade, com capacidades e competências para a realização de pequenas acções necessárias à melhoria das condições de vida do grupo-alvo, concorrendo para o combate ao isolamento social em que vivem. O “Ombro Amigo” nasceu após uma candidatura ao programa Portugal Inovação Social, que comparticipa com 70% do capital necessário. Os outros 30% têm de ser assegurados pela entidade promotora.
O projecto está a funcionar desde 1 de Agosto de 2020 e a sua sede é na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, em Ourém. Todas as pessoas com quem o “Ombro Amigo” trabalha estão referenciadas pelo município, juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino e unidades de cuidados de saúde. Uma das características inovadoras deste projecto é a existência de uma plataforma online onde quem quiser pode inscrever-se como voluntário no “Ombro Amigo”. Podem ainda ler artigos ou ver fotos das actividades já realizadas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo