Sociedade | 23-02-2024 15:00

Tasquinhas de Rio Maior com mesa posta durante dez dias

Tasquinhas de Rio Maior com mesa posta durante dez dias
foto arquivo

Certame organizado pelo município de Rio Maior regressa ao pavilhão multiusos da cidade entre 1 e 10 de Março e espera receber 100 mil visitantes nos dez dias.

A edição 2024 das Tasquinhas de Rio Maior abre portas no dia 1 de Março, estimando o município que cerca de cem mil visitantes passem pelo certame que decorrerá no Pavilhão Multiusos até 10 de Março. “Dez dias para dar a conhecer os saberes e sabores da culinária regional” é a proposta da Câmara de Rio Maior, estimando atrair nesta edição da Feira das Tasquinhas “cerca de 100 mil visitantes” ao Pavilhão Multiusos do concelho.

Durante a feira, 16 tasquinhas típicas, “decoradas de forma rústica e alusiva à história de cada freguesia e representativas do movimento associativo do concelho, são geridas por quase um milhar de voluntários”, explica a Câmara de Rio Maior em comunicado. Ao longo do certame, os voluntários assumem “os papéis de cozinheiros, ajudantes de cozinha e empregados de mesa e balcão, apresentando cada um os pratos mais apetecidos da sua terra”, lê-se na nota.

Entre as ementas ao dispor dos visitantes contam-se desde ensopado de borrego a cabrito serrano, passando pelas enguias fritas ou em ensopado, chanfana, dobrada com feijão branco, favas, polvo ou bacalhau assado ou em tiborna, acompanhado com magusto, migas ou batata a murro.

Para além das tasquinhas, que ocupam todo o piso térreo do Pavilhão Multiusos de Rio Maior, o visitante poderá ainda provar a doçaria e os licores tradicionais da região, “que desde o ano passado se apresentam numa renovada e aumentada tenda exterior, recebendo igualmente a exposição de artesanato e de atividades económicas, contando este ano com cerca de 120 expositores”, é ainda referido pela autarquia.

A animação do certame será garantida pelas tradicionais ‘bandinhas’, grupos que percorrem o pavilhão animando os visitantes com música tradicional e, nesta edição, a nave do Piso 1 voltará a estar reservada para o espaço Tasquinhas Fun Park, uma área de diversão com um conjunto de divertimentos para todas as idades´.

Em paralelo, irão decorrer actividades como o Torneio de Golfe Tasquinhas e do Torneio de Padel Tasquinhas. As Tasquinhas de Rio Maior são um evento declarado pelo Turismo de Portugal como “De Interesse para o Turismo Nacional". O certame estará aberto ao público de segunda a quinta-feira entre as 19h00 e as 01h00, nos sábados das 10h00 à 01h00 e nos domingos das 12h00 à 00h00.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo