Autarcas e população indignados com obra da Infraestruturas de Portugal em Alhandra
Infraestruturas de Portugal decidiu colocar pilaretes na via o que veio provocar o caos na circulação rodoviária, em especial nas horas de ponta. Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira já manifestou o seu repúdio pela obra, feita nas costas da autarquia e exigiu uma reunião de urgência.
“Barbaridade”, “ideia péssima” ou “obra atamancada” são algumas das queixas que se ouvem em tom de voz elevado em Alhandra nos últimos dias depois da Infraestruturas de Portugal (IP) ter colocado um conjunto de pilaretes na Estrada Nacional 10 junto às bombas de combustível e com isso gerado filas nas horas de ponta que estão a deixar milhares de condutores revoltados.
O caso tem gerado polémica porque nas horas de maior circulação, de manhã e ao final do dia, o trânsito que no passado se acumulava em cima das raias pintadas no chão à espera de virar à esquerda no cruzamento para São João dos Montes, agora não tem para onde ir e com isso travar toda a circulação, incluindo de quem apenas quer seguir em frente para Vila Franca de Xira. Uma situação que tem provocado filas imensas que, na última semana, chegaram a ir praticamente até às portas de Alverca. “Para mim aquilo é uma aberração”, diz sem papas na língua a O MIRANTE o presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, Mário Cantiga. “A minha vontade é chegar ali e arrancar aquilo tudo mas não posso. Mais uma vez as organizações sobrepõem-se a nós e vêm ao nosso território fazer o que querem sem nos consultar. O que defendemos é a construção de uma rotunda junto ao viaduto da A1 e acabar com aqueles semáforos e isso é uma responsabilidade da IP”, defende Mário Cantiga.
* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE