Sociedade | 04-03-2024 12:00

Confagri alerta para furtos nos postos de transformação de explorações agrícolas

Confagri alerta para furtos nos postos de transformação de explorações agrícolas
Nuno Serra, secretário-geral da Confagri

Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola escreveu ao ministro da Administração Interna pedindo medidas para combater os furtos que estão a penalizar os agricultores.

A Confagri - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal enviou uma carta ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, pedindo “máxima prioridade” à resolução dos furtos nos postos de transformação de electricidade nas explorações agrícolas.

“A falta de respostas aos furtos nos postos de transformação que têm ocorrido em inúmeras explorações agrícolas de norte a sul do país, levou a Confagri [Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal] a endereçar uma carta ao ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, apelando a que se dê máxima prioridade à resolução deste grave problema”, anunciou, em comunicado.

De acordo com a confederação, este problema agravou-se nos últimos meses, penalizando os agricultores. Neste sentido, a Confagri mostrou-se “inteiramente disponível” para colaborar com o Governo e encontrar uma solução “rápida e eficaz” para este problema.

“Não nos podemos esquecer que cada vez é mais difícil obter seguros que cubram este tipo de perdas, o que leva a que a totalidade dos custos fique por conta do agricultor que, na maioria dos casos, é uma parte considerável do seu rendimento”, apontou, citado na mesma nota, o secretário-geral da Confagri, Nuno Serra.

Também a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) estimou que os furtos nos postos de transformação eléctricos nas explorações agrícolas geraram um prejuízo superior a um milhão de euros no último ano e pediu o reforço da vigilância.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo