Sociedade | 10-03-2024 10:00

APHELEIA reúne especialistas de todo o mundo em Mação

10ª edição da APHELEIA realiza-se em Mação entre 13 e 22 de Março onde vão debater temas relacionados com Filosofia e Ciências Humanas. APHELEIA teve origem num projecto financiado pela União Europeia e, em 2018, transformou-se numa associação internacional que se tornou membro do conselho internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

A 10ª edição do seminário internacional APHELEIA vai decorrer entre 13 e 22 de Março, no Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação. A APHELEIA teve origem num projecto financiado pela União Europeia e, em 2018, transformou-se numa associação internacional que se tornou membro do conselho internacional de Filosofia e Ciências Humanas. A APHELEIA participa no projecto da UNESCO intitulado “Broadening the scope of sustainability science” [Ampliando o escopo da ciência da sustentabilidade] e também participou na concepção do novo programa BRIDGES [Pontes].

Uma década depois do início da rede de trabalho já participaram em seminários e na redacção de diversas publicações dezenas de académicos e investigadores. Este ano o tema do seminário internacional é “Museus, Paisagens e Governança” e vai contar com muitos convidados que vão debater temas interessantes. Do programa destaque para os debates, na sexta-feira, 15 de Março, “Novos territórios simbólicos das complexas paisagens da humanidade” (09h30) e “Disputa. Teoria e método para abordar a relevância social das Ciências Humanas e dos Museus”, por Luiz Oosterbeek (11h00). Pelas 14h30 realiza-se o debate “Arqueologia Cénica. Por uma réplica realista e reproduzível do passado”, por José Mateus e Paula Queiroz.

No sábado, 16 de Março, destaque para o concerto “Vozes Antigas da Ilha”, de Giulia Gallina, pelas 21h00. No dia seguinte vai debater-se “O futuro produtivo dos parques industriais. Entre a museificação do património e os campos experimentais” (09h30). Destaque também para “Mapeamento do Património Arqueológico e da História e Cultura dos Povos Indígenas como subsídio aos processos educativos no ensino fundamental” (11h20) e “As colecções do museu escondem mais do que peças materiais. O caso das matrizes líticas para a metalurgia Muisca” (15h00). Pelas 16h00 realiza-se uma visita ao Museu de Mação.

Durante a semana realizam-se diversos seminários e debates sobre Filosofia e Ciências Humanas. A 10ª edição do APHELEIA termina na sexta-feira, 22 de Março, com um debate final e conclusões do seminário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo