Vai nascer um miradouro para vislumbrar a Serra d'Aire a partir de Torres Novas
A rua Miguel Arnide vai contar com um miradouro com vistas sobre a Serra d'Aire e outros pontos da cidade de Torres Novas. Empreitada vai resultar de um investimento de 175 mil euros.
A cidade de Torres Novas vai ganhar um miradouro na rua Miguel Arnide, em terrenos da câmara municipal, com vista sobre a paisagem da Serra d'Aire, a Praça 5 de Outubro e Castelo de Torres Novas. O investimento na empreitada totaliza 175 mil euros (mais IVA) e o concurso público para a execução da mesma encontra-se a decorrer.
Denominado de Miradouro de São Pedro foi desenhado, refere a autarquia, de forma a evocar o cenário nos seus aspectos que são também traços indeléveis de Torres Novas como cidade e como concelho: o sol, a serra, o rio Almonda e o castelo. Os portões vão ter o brasão de Torres Novas e o desenho dos gradeamentos vai evocar a imagem adoptada pela câmara municipal nos seus documentos oficiais.
O projecto prevê a instalação de uma plataforma a partir do passeio, redesenhando-o naquele troço, e prolongando o espaço público até ao varandim sob a forma de uma praça, dando continuidade à calçada portuguesa do passeio. A acessibilidade está garantida a pessoas com mobilidade condicionada sendo que ao centro da fachada sobre a rua a entrada é de nível, ladeada por duas escadarias.
Serão ainda instaladas bicas de água para adultos, crianças e pessoas em cadeirade rodas, dois bancos de jardim sobre uns maciços de pedra, sobrelevando as vistas de quem está sentado, dois monólitos que permitirão que as pessoas se sentem, e uma grande variedade de jogos de tabuleiro. O pavimento vai contar com projectores para iluminarem as superfícies dos alçados norte e sul.