Alunos de Mação participam na actividade política do concelho
Última Assembleia Municipal de Mação contou com a participação de várias dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas do concelho que aproveitaram o momento para dar um exemplo de cidadania e de participação na gestão autárquica.
Várias dezenas de alunos marcaram presença na última sessão de Assembleia Municipal de Mação, que decorreu no auditório principal da Escola Básica 2,3/S de Mação. Os jovens estudantes não se fizeram rogados e aproveitaram para questionar o executivo, liderado por Vasco Estrela, sobre alguns problemas.
A aluna Maria Beatriz, por exemplo, questionou o executivo sobre o ponto de situação do Parque de Campismo da Ortiga que, recorde-se, está encerrado devido a um diferendo entre o município de Mação, proprietário do recinto, e a empresa que o explorava. Martim Marques, outro dos alunos que pediu a palavra, aproveitou para perguntar sobre o que estava a ser feito no âmbito do turismo em Mação e de que maneira o sector tem contribuído para a boa saúde financeira do comércio local, nomeadamente nas aldeias mais pequenas.
Vasco Estrela, presidente da autarquia, congratulou os alunos pelas questões apresentadas considerando-as muito pertinentes. Sobre o turismo nas aldeias e desenvolvimento dos pequenos negócios o autarca explicou que o desafio era saber como agir de maneira diferente e cativar as pessoas a visitar as aldeias mais isoladas do concelho. “As Rotas de Mação passam junto a alguns pontos mais isolados do nosso concelho e contribuem para a dinâmica dos negócios locais como cafés, por exemplo. Temos trabalhado para criar actratividade nos locais, além das praias fluviais que temos e dos miradouros”, referiu Vasco Estrela, explicando que o principal desafio é garantir que as pessoas fiquem o mais tempo possível no território.
Sobre o Parque de Campismo de Ortiga foi o vereador Vasco Marques a responder. “No Verão tivemos alguns problemas e foi necessário encerrar devido a equipamentos que não estavam a funcionar devidamente. A concessão que tínhamos agendada entretanto foi cancelada e hoje mesmo, nesta assembleia, iremos votar o lançamento de um novo concurso”, explicou Vasco Marques, lançamento esse que foi aprovado por maioria com oito abstenções.