Sociedade | 13-03-2024 21:00

Tomar comemorou Dia da Cidade com promessas de melhoria da qualidade de vida

Tomar comemorou Dia da Cidade com promessas de melhoria da qualidade de vida
Comemorações do Dia da Cidade de Tomar decorreram a 1 de Março com várias iniciativas e homenagens

Tomar celebrou o Dia da Cidade e a fundação do Castelo com iniciativas e a sessão solene da Assembleia Municipal, onde foram homenageadas as pessoas e instituições que marcam ou marcaram a diferença no concelho.

O Dia da Cidade de Tomar assinalou-se a 1 de Março com a celebração dos 864 anos da fundação do Castelo Templário. As cerimónias oficiais começaram com o desfile na Praça da República dos Bombeiros de Tomar, Exército, Guarda Nacional Republicana e várias instituições e associações do concelho. A cerimónia prosseguiu com a sessão solene da Assembleia Municipal de Tomar, no Cine-Teatro Paraíso, que contou com a intervenção de representantes dos grupos municipais, do presidente da Assembleia Municipal de Tomar e do presidente da câmara.
Hugo Cristóvão começou por destacar a qualidade de vida que é preciso dar aos munícipes e a necessidade de valorizar o património natural do concelho. O autarca afirmou também ser fundamental apostar na Educação, na oferta desportiva e cultural, nos apoios sociais aos mais necessitados e nas preocupações ambientais, assim como os requisitos com a saúde ou com o bem-estar animal, “que é também cada vez mais premência na maioria dos cidadãos”. Hugo Cristóvão salientou que “a qualidade de vida também gera economia”.
O autarca continuou mencionando os desafios que enfrentam actualmente na área da habitação. “É o maior desafio para o qual estamos a trabalhar para que haja oferta no nosso território”, disse. A contínua modernização do sector empresarial e a fixação de novas áreas de actividade são outros dos desafios que a autarquia tem pela frente, revela.
O presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Hugo Costa, realçou a importância do papel dos deputados municipais como representantes da pluralidade e do debate democrático. Acrescentou que vão abrir as comemorações às escolas para transmitir aos jovens a importância da democracia e os seus valores. “Não devemos culpar os jovens pela não participação, devemos compreender o que pensam e motivá-los a ser parte activa do presente”, afirmou.
A sessão solene encerrou com a homenagem e entrega de medalhas a empresas, pessoas e instituições que marcam ou marcaram a diferença no concelho, bem como aos funcionários do município com 25 e 35 anos de serviço e os aposentados durante o ano transacto. A Medalha Municipal de Mérito foi atribuída António Ferreira, José Vidal, Gracinda Mateus, Destilaria Ferreira Gomes & Filhos, Farmácia Central, Café Caravela, Café da Tonita, Padaria do Pintado, Padaria dos Brazões, Tipografia Impotol, Tipografia Comercial de Tomar e Tipografia Tipomar. Com a Medalha de Honra do Município foram distinguidos Pedro Marques, António Paiva, Fernando Sousa, Carlos Carrão, Anabela Freitas, Luís Madureira, Luiz Oosterbeek e Mário Formiga. A Medalha Municipal de Valor Desportivo foi entregue a Tiago Silva.

Partidos da oposição criticaram o actual executivo

A intervenção dos representantes dos grupos municipais foi marcada por críticas ao actual executivo. Os problemas que mais se ouviram entre os vários discursos partidários foram a perda de população, desertificação, baixa natalidade e envelhecimento da população do concelho. A falta de fixação, investimento e habitação e as rendas a custos elevados, que não proporcionam emprego qualificado e condições para atrair os jovens a manterem-se e fixarem-se no território tomarense, foram também um dos grandes problemas que os representantes dos grupos municipais mais realçaram. Assim como o estado “lastimável” da Mata dos Sete Montes e do rio Nabão, marcado por vários episódios de poluição.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo