Sociedade | 15-03-2024 18:59

Abrantes assina protocolo com PSP para instalação de videovigilância na cidade

Abrantes assina protocolo com PSP para instalação de videovigilância na cidade

Instalação do sistema de videovigilância na cidade de Abrantes visa aumentar a segurança e prevenir a criminalidade. Numa fase posterior é intenção do município alargar a medida a outras zonas do concelho.

A Câmara de Abrantes e a Polícia de Segurança Pública (PSP) assinaram na quinta-feira, 14 de Março, o protocolo de cooperação, com a duração de três anos renováveis, para a instalação de câmaras de videovigilância na cidade. O acto contou com as presenças do presidente do município, Manuel Valamatos, do comandante distrital de Santarém da PSP, Luís Serafim, do comandante da Divisão Policial de Tomar, Bruno Soares, e da comandante da Esquadra da PSP de Abrantes, Ana Menino.

Manuel Valamatos destacou que “a PSP tem vindo sempre a fazer o seu trabalho com responsabilidade” e salientou que “esta assinatura marca a decisão conjunta de instalar câmaras de videovigilância em algumas zonas da cidade”, nomeadamente em zonas de maior registo de ocorrências criminais, vias de comunicação e pontes isoladas, mas de importância relevante no contexto da deslocação pedonal, como por exemplo as praças, o jardim do castelo, o parque de S. Lourenço ou o Aquapolis.

“O objectivo desta decisão, que tem vindo a ser trabalhada há cerca de um ano, é proporcionar melhores condições de bem-estar e segurança aos munícipes e a todos os que visitam o concelho”, referiu autarca, citado em nota de imprensa, destacando que a videovigilância “uma acção complementar ao serviço da PSP”.

Por sua vez, o comandante Luís Serafim, referiu que a PSP tem vindo a estabelecer com várias autarquias protocolos neste âmbito, sublinhando que a videovigilância é entendida “como um mecanismo que auxilia e tranquiliza ainda mais a segurança”, assim como a “investigação e recolha de meios de prova”.

No âmbito deste protocolo, a câmara municipal vai assegurar a instalação e manutenção dos equipamentos, cabendo à PSP a monitorização das imagens e consequentes acções. Embora ainda não esteja definido o investimento ou os locais para a instalação dos primeiros equipamentos de videovigilância na cidade, o município fez saber que é sua intenção alargar o projecto a outras zonas do concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo