Sociedade | 16-03-2024 12:00

Golegã mais perto de implementar curso superior de Turismo Equestre

Golegã mais perto de implementar curso superior de Turismo Equestre
Golegã quer com o ISLA de Santarém proporcionar uma formação superior a todos os que queiram exercer funções no turismo equestre

Município da Golegã desafiou, em 2022, o ISLA de Santarém a abrir um Curso Tesp de Turismo Equestre, a leccionar no concelho durante o ano lectivo de 2024/2025. Entidades já oficializaram parceria ficando a aguardar aprovação da DGES.

Após vários meses de trabalho conjunto de preparação das unidades curriculares e de angariação de parceiros, foi aprovado em reunião camarária a oficialização da parceira entre o ISLA Santarém e a Câmara Municipal da Golegã para avançar com a implementação do curso Técnico Superior Profissional de Turismo Equestre. As entidades estão a aguardar a submissão e posterior aprovação pela Direcção-Geral de Ensino Superior (DGES), daquele que será o único curso de Turismo Equestre a funcionar no país, numa área em franca expansão e desenvolvimento.
O município da Golegã e o ISLA Santarém pretendem proporcionar uma formação adequada, ao nível do ensino superior, a todos aqueles que exerçam ou pretendam vir a exercer funções no âmbito do turismo equestre, nomeadamente guias de turismo equestre, monitores de passeios a cavalo, batismos equestres, organizadores de eventos e feiras equestres, organizadores de competições desportivas, entre outras.
Segundo a autarquia, o Turismo Equestre está identificado como uma das áreas com maior potencial de desenvolvimento ao nível do turismo na região do Ribatejo e em várias regiões de turismo em Portugal, a par do enoturismo e do turismo de natureza. A criação da oferta tem já protocolado com várias empresas do sector a realização de estágios curriculares para os futuros formandos, estando alinhada com a estratégia de desenvolvimento educacional do município da Golegã, que se iniciou com a criação de novos cursos profissionais, aos quais se junta agora a primeira oferta ao nível do Ensino Superior, afirma a autarquia em comunicado.
Recorde-se que em 2023, A Câmara da Golegã e o Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, em articulação com a Federação Equestre Portuguesa, inauguraram o curso de Técnico de Gestão Equina para o ano lectivo 2023/2024, que conta com 15 alunos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo