Sociedade | 21-03-2024 18:00

Centro de Investigação Veríssimo Serrão e Academia Portuguesa da História formalizam parceria

Centro de Investigação Veríssimo Serrão e Academia Portuguesa da História formalizam parceria
FOTO – CM Santarém

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, assinou um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa da História, numa sessão realizada no Salão Nobre da Casa de Portugal e Camões.

O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), em Santarém, assinou um protocolo de colaboração com a Academia Portuguesa da História, numa sessão realizada no Salão Nobre da Casa de Portugal e Camões, em Santarém. O documento formaliza uma colaboração que existe, desde que o CIJVS foi criado, segundo referiu a presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça.

“Existe uma ligação umbilical entre estas duas instituições. E esta amizade e colaboração fica agora lavrada em papel”, afirmou por seu lado o director do CIJVS, Martinho Vicente Rodrigues. O responsável recordou que Joaquim Veríssimo Serrão ponderou, num primeiro momento, doar o seu espólio à Academia Portuguesa da História, mas, num “balancear de coração”, decidiu-se por Santarém, pois foram criadas condições pelo município para a instalação de um centro de investigação que recebeu o nome do ilustre historiador, já falecido.

O vice-presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, enalteceu a parceria referindo que o CIJVS “é uma referência internacional” e que Santarém ganha uma dimensão cultural acrescida com este protocolo. O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão já ultrapassa os mil membros e tem como objectivo promover a investigação nas áreas das Ciências Sociais e Humanas bem como a Ciência e Tecnologia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo