Sociedade | 22-03-2024 11:12

Casas da antiga Promocasa passam para as mãos da Câmara de VFX

Casas da antiga Promocasa passam para as mãos da Câmara de VFX
Foto CMVFX

Expectativa dos moradores é que agora alguns dos problemas crónicos das habitações venham a ser resolvidos, em particular no Bairro dos Avieiros e da Pedra Furada em Vila Franca de Xira onde várias fracções estão há anos sem qualquer intervenção.

Já é oficial: a Câmara de Vila Franca de Xira assinou a escritura de compra e venda de 129 fracções de bairros de habitação social construídos pela insolvente cooperativa Promocasa num negócio fixado nos 2 milhões e 869 mil euros.

A escritura foi assinada a 21 de Março pelo presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, que lembrou que a compra das habitações visa garantir, acima de tudo, “que este importante património habitacional não caia em mãos especuladoras e continue a cumprir o seu papel social”, notou. A compra foi apoiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) sendo que 2 milhões e 647 mil euros foram pagos pelo Estado no âmbito do programa 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. São, ao todo, 22 fracções no Bairro dos Avieiros, 27 fracções no Bairro da Pedra Furada, 42 fracções no Bairro do Bom Retiro e 38 no Bairro dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria.

O município vai também passar um cheque de 221 mil euros para comprar quatro imóveis comerciais e de serviços nestes bairros: dois no bairro dos Avieiros em Vila Franca de Xira, um no bairro da Pedra Furada e outro no Bom Retiro. Segundo o município, estas quatro frações de comércio e serviços podem ser concessionadas ou arrendadas no âmbito da promoção do comercio local tradicional e de proximidade ou usadas para instalar serviços públicos.

A expectativa dos moradores é que agora o município possa finalmente realizar as obras de conservação e reabilitação que se impõem em muitas destas habitações. Um exemplo disso é a reparação do elevador de acesso ao prédio do bairro da Pedra Furada que há mais de uma década está desactivado. Mas também são preocupações, como O MIRANTE já deu nota, as casas do Bairro dos Avieiros em VFX, onde defeitos na construção levam a que as habitações tenham infiltrações permanentes e chega mesmo a chover no interior, causando bolores e paredes a desfazer-se.

Fernando Paulo Ferreira já havia prometido em reunião de câmara, em Dezembro do ano passado, que a partir do momento em que se efectuasse a transferência de propriedade as obras teriam condições para poderem avançar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo