Sociedade | 24-03-2024 13:18

Investimento em informática continua a ser prioridade em Alcanena

Após ataque informático e anos de pouco investimento, executivo de Alcanena considera fundamental fortalecer a segurança da área e os equipamentos informáticos.

O executivo da Câmara de Alcanena aprovou, por unanimidade, a aquisição de infraestruturas de on-prem e cloud para os sistemas informáticos da autarquia. On-prem é um sistema de informação em que os dados e os processos são armazenados e geridos pela própria empresa. A cloud é um sistema em formato de nuvem que dispensa um espaço físico para instalação de hardwares, sendo possível utilizar a plataforma, através de vários dispositivos apenas com conexão à internet.

Rui Anastácio, presidente da autarquia, afirma que está a ser feito um investimento muito avultado na área da informática e que a aquisição das duas infraestruturas vem vincar esse esforço. Outra novidade são os formulários online, disponibilizados a partir de Abrir que vão permitir à população entregar e acompanhar projectos de forma online.

Recorde-se que a 6 de Novembro de 2023 a autarquia sofreu um ataque informático que condicionou grande parte dos serviços municipais. Conforme O MIRANTE noticiou, Rui Anastácio fez saber, em conferência de imprensa realizada a 15 de Novembro, que o ataque teve a intenção de destruir informação, não havendo pedido de resgate nem exfiltração de dados.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo