Sociedade | 30-03-2024 15:00

Bombeiros do Sardoal colaboram com município em tarefas que vão para além do socorro

Abertura de capela e medições técnicas da Barragem da Lapa são duas das tarefas realizadas por elementos dos Bombeiros do Sardoal mas que não afecta a operacionalidade, garante presidente da câmara.

Na última reunião de câmara do Sardoal, o vereador Pedro Duque (PS) disse ter conhecimento de que elementos dos Bombeiros Municipais do Sardoal têm desenvolvido um conjunto de funções complementares, além das operações de socorro e emergência. A abertura da capela do município e as medições técnicas da Barragem da Lapa foram as duas principais tarefas apontadas pelo autarca socialista. Pedro Duque questionou o executivo sobre a viabilidade de manter as tarefas adicionais sem comprometer as tarefas principais da corporação e colocar em causa a resposta à população.
Na resposta, Miguel Borges, presidente da Câmara do Sardoal, esclareceu que se trata de uma opção de gestão dos recursos humanos do município. O autarca garantiu que a medida não compromete as funções de emergência e socorro uma vez que quem o faz tem disponibilidade horária para isso. “Os bombeiros estão de serviço e, felizmente, a maior parte do tempo estão disponíveis. A abertura da capela demora, por exemplo, três minutos. Obviamente, se houver situações de emergência ou socorro devem ser prioritárias e o serviço não é feito”, explica o presidente. Serem bombeiros a realizar as medições técnicas na Barragem da Lapa, segundo Miguel Borges, é uma tarefa enquadrada no âmbito da protecção civil que visa o acompanhamento técnico da barragem.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo