Sociedade | 30-03-2024 18:00

Casas da falida Promocasa passam para as mãos da Câmara de VFX

Casas da falida Promocasa passam para as mãos da Câmara de VFX
Presidente da Câmara de VFX, Fernando Paulo Ferreira, assinou a escritura de compra a 21 de Março

Expectativa dos moradores é que agora alguns dos problemas crónicos das habitações venham a ser resolvidos, em particular no Bairro dos Avieiros e da Pedra Furada, em Vila Franca de Xira, onde várias fracções estão há anos sem qualquer intervenção.

Já é oficial: a Câmara de Vila Franca de Xira assinou a escritura de compra e venda de 129 fracções de bairros de habitação social construídos pela insolvente cooperativa Promocasa, num negócio fixado nos dois milhões e 869 mil euros. A escritura foi assinada a 21 de Março pelo presidente da câmara, Fernando Paulo Ferreira, que lembrou que a compra das habitações visa garantir, acima de tudo, “que este importante património habitacional não caia em mãos especuladoras e continue a cumprir o seu papel social”.
A compra foi apoiada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) sendo que dois milhões e 647 mil euros foram pagos pelo Estado no âmbito do programa 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. São, ao todo, 22 fracções no Bairro dos Avieiros, 27 fracções no Bairro da Pedra Furada, 42 fracções no Bairro do Bom Retiro e 38 no Bairro dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria.
O município vai também passar um cheque de 221 mil euros para comprar quatro imóveis comerciais e de serviços nesses bairros: dois no bairro dos Avieiros em Vila Franca de Xira, um no bairro da Pedra Furada e outro no Bom Retiro. Segundo o município, estas quatro fracções de comércio e serviços podem ser concessionadas ou arrendadas no âmbito da promoção do comércio local tradicional e de proximidade ou usadas para instalar serviços públicos.
A expectativa dos moradores é que agora o município possa finalmente realizar as obras de conservação e reabilitação que se impõem em muitas das habitações. Um exemplo disso é a reparação do elevador de acesso ao prédio do bairro da Pedra Furada que há mais de uma década está desactivado. Mas também são preocupações, como O MIRANTE já deu nota, as casas do Bairro dos Avieiros em VFX, onde defeitos na construção levam a que as habitações tenham infiltrações permanentes e chega mesmo a chover no interior, causando bolores e paredes a desfazer-se.
Fernando Paulo Ferreira já havia prometido em reunião de câmara, em Dezembro do ano passado, que a partir do momento em que se efectuasse a transferência de propriedade as obras teriam condições para avançar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo