Sociedade | 13-04-2024 07:00

USF Planalto assinala 14 anos ao serviço da população de Santarém

USF Planalto assinala 14 anos ao serviço da população de Santarém
Unidade de Saúde Local Familiar Planalto, localizada no Bairro de São Bento, em Santarém assinalou 14 anos de vida ao serviço da comunidade

A Unidade de Saúde Familiar Planalto, localizada no Bairro de São Bento, em Santarém, conta com cerca de 10.800 utentes inscritos e uma equipa de 17 elementos efectivos. Actualmente tem em curso um processo de avaliação para a obtenção da acreditação da qualidade.

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Planalto, em Santarém, celebrou no dia 5 de Abril 14 anos de vida ao serviço da comunidade. Laurinda Leitão, coordenadora da unidade, agora integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, refere que o objectivo é que a USF continue a ser “uma unidade de referência, que premeia o trabalho dos seus elementos, contando desde sempre com o reconhecimento dos utentes pela qualidade dos serviços prestados”.
Citada em nota informativa da ULS Lezíria, Laurinda Leitão recorda que a USF Planalto adoptou desde o início da sua actividade a missão de promover o bem-estar da população prestando o atendimento à sua população inscrita, garantindo-lhe o seu acesso a cuidados de saúde personalizados, eficientes e de qualidade, contribuindo para a satisfação dos seus utentes e profissionais.
Com cerca de 10.800 utentes inscritos e uma equipa de 17 elementos efectivos a USF Planalto acolhe em média, anualmente, oito a dez profissionais de saúde em regime de internato e/ou de estágio. Médicos, alunos de enfermagem, assistentes técnicos e estudantes de secretariado em saúde, escolhem frequentemente a USF Planalto para iniciarem as suas experiências profissionais e com elas certificarem as suas vocações. “Recebidos desde logo como pares, são integrados em pleno nas valências e actividades da unidade; tantas vezes deslocados das suas próprias famílias, os nossos internos acabam acolhidos no seio de uma equipa familiar que, para além de procurar honrar o seu propósito profissional em cada dia, valoriza antes de tudo a humanização e a proximidade”, realça Laurinda Leitão.
Segundo a coordenadora da USF Planalto os bons resultados alcançados e plasmados nos registos oficiais de avaliação do índice de desempenho têm sido um dos factores motivacionais para a manutenção e a melhoria dos objectivos e metas. Neste contexto, a equipa procurou alcançar um novo padrão de qualidade e reconhecimento estando em curso um processo de avaliação para a obtenção da acreditação da qualidade.
Em dia de aniversário a USF Planalto recorda as diversas actividades que desenvolve, organizadas por uma “comissão de festas”, eleita anualmente com o objectivo de incrementar e manter o equilibro emocional e o espírito familiar dentro e fora dessas quatro paredes. Em 2023 Laurinda Leitão destaca, entre outras actividades, a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a caça aos ovos de Páscoa e brindes, o 13.º aniversário com brinde comemorativo, a organização de um passeio pedestre, o yoga ao ar livre, a celebração do Dia da Liberdade, o concurso de quadras de santos populares, as castanhas de São Martinho e o jantar de Natal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo