Mais de mil idosos conviveram na festa da flor deste ano em Vila Franca de Xira
Objectivo é combater a solidão e promover o envelhecimento saudável e equilibrado.
Foram batidos todos os recordes de participação na edição deste ano da Festa da Flor de Vila Franca de Xira, que juntou 1.150 idosos de todo o concelho no Pavilhão Multiusos da cidade no dia 18 de Abril.
É uma iniciativa da câmara municipal inserida no projecto “Envelhecer de modo saudável e equilibrado através da actividade física e movimento”.
Entre as 09h00 e as 17h00, a Festa da Flor ofereceu momentos de convívio e actividades diversas aos mais velhos e reformados, todas elas voltadas para promover o bem-estar e a integração social dos mais experientes membros da comunidade. O evento teve como objectivo combater o isolamento e a solidão, estimular a prática de actividades desportivas e musicais e destacar o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Reformados e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho. A exposição "Sénior Arte" contou com a participação de diversas entidades: Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, Cáritas Paroquial de Vila Franca de Xira, Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga, Casa de S. Pedro de Alverca, Associação de Assistência e Beneficência da Misericórdia de Alverca, Associação de Bem-Estar Infantil Vialonga, Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade da Castanheira do Ribatejo, Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria, Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, Fundação CEBI – Alverca do Ribatejo, Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas do Sobralinho, Centro Comunitário de Povos, universidade sénior de VFX e a Pedalar sem Idade Portugal.
O palco da Festa da Flor foi o epicentro da animação, com jogos tradicionais, actuações musicais de grupos locais, uma mega-aula de ginástica e a emblemática marcha com arcos de flores de papel, que inundou o espaço de cor e alegria. O ponto alto do evento foi o almoço-convívio, seguido da entrega dos prémios aos vencedores dos jogos tradicionais e houve lugar a baile no final.