Sociedade | 21-04-2024 18:00

Alpiarça não vai ter parque de campismo este Verão

Alpiarça não vai ter parque de campismo este Verão
O Parque de Campismo de Alpiarça conta com uma piscina nas suas instalações

Câmara de Alpiarça quer transformar o parque de campismo num resort. Espaço está fechado desde Julho do ano passado e não há condições para o reactivar este ano. Intenção do município é concessionar novamente a sua gestão e criar ali uma espécie de resort.

A Câmara de Alpiarça aprovou o lançamento do concurso público para voltar a concessionar a exploração do parque de campismo, que está encerrado desde 31 de Julho de 2023. A presidente da autarquia, a socialista Sónia Sanfona, esclareceu, em sessão camarária, que o objectivo é encontrar um investidor para criar naquele local um género de resort. “Toda aquela área é de excelência. Queremos que no local do parque de campismo se construam casas sustentáveis, que serão feitas de materiais naturais e terá um conjunto de serviços que vão permitir albergar pessoas durante o fim-de-semana. Vamos apostar no ecoturismo e no enoturismo”, referiu Sónia Sanfona.
A autarca acrescentou que a proposta também vai ter exigências de eficiência energética, de construção eco-friendly, fontes de energia renovável, gestão técnica centralizada, aproveitamento de águas da chuva de modo a fechar um ciclo em termos de sustentabilidade. O Parque de Campismo de Alpiarça está encerrado desde Julho do ano passado depois da concessionária que estava a explorar o espaço ter solicitado a antecipação do termo do contrato.
“Antes da pandemia a situação era difícil e depois da pandemia ainda foi mais difícil retomar os clientes habituais que deixaram de aparecer. A senhora solicitou-nos a antecipação do termo do contrato e chegamos a entendimento sobre o pagamento da rendas”, explicou na altura Sónia Sanfona. A autarca disse que o município não estava a contar ter o parque de campismo a funcionar em 2024. “O parque não tem condições para estar aberto actualmente porque não há pessoal para garantir o funcionamento nem temos condições para recuperar um conjunto de infraestruturas que lá estão e não estão funcionais. O parque não tem condições para ter lá pessoas”, disse a O MIRANTE em Julho do ano passado.
Recorde-se que, como O MIRANTE já tinha noticiado, o Parque de Campismo de Alpiarça esteve encerrado entre 2002 e 2009. Voltou a abrir após um investimento de mais de 95 mil euros mas em 2016 voltou a encerrar como parque de campismo. Reabriu como equipamento turístico mas entretanto tornou novamente a funcionar como parque de campismo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo