Sociedade | 22-04-2024 13:04

Dia da Terra assinala-se hoje para defender preservação dos recursos naturais

Dia da Terra assinala-se hoje para defender preservação dos recursos naturais
foto ilustrativa - foto Pexels

Anualmente cada ser humano inala em média 120 mil partículas de plástico e ingere 52 mil. Em 2021 foram produzidos mais de 390 milhões de toneladas de plástico e a sua produção já representa 3,4% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

O Dia Mundial da Terra é assinalado hoje, 22 de Abril, para relembrar o compromisso com a protecção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta. A organização EARTHDAY, que visa mobilizar a sociedade civil, estabeleceu como tema para o Dia Mundial da Terra 2024 “Planeta versus Plásticos”, indicando no seu ‘site’ que se exige “uma redução de 60% na produção de todos os plásticos até 2040”.

Numa mensagem para o dia, a presidente da “Earthday.org”, Kathleen Rogers, afirma que toda a população do mundo está a ingerir e a inalar plásticos, que podem ser tóxicos. A organização alerta, num relatório, para o problema dos microplásticos, nanoplásticos e dos seus aditivos químicos, especialmente junto das crianças, sublinhando que a extensão total dos seus riscos para a saúde ainda não é totalmente conhecida.

Mas já há provas de que os microplásticos se acumulam nos órgãos humanos, incluindo no cérebro ou na placenta, estando associados a taxas mais elevadas de aborto espontâneo e infertilidade masculina. Existem também indícios de que os bebés ingerem 10 vezes mais microplásticos do que os adultos, ao gatinhar ou colocar objetos na boca.

Anualmente, cada ser humano inala em média 120 mil partículas de plástico e ingere 52 mil. Em 2021 foram produzidos mais de 390 milhões de toneladas de plástico e a sua produção já representa 3,4% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo