Sociedade | 30-04-2024 10:00

Exercício internacional em Santa Margarida testa operações da NATO

Santa Margarida vai receber exercício onde vão ser testadas capacidades e valências do Exército Português que vão treinar de forma conjunta com militares de países aliados.

Mais de 1400 militares oriundos de quatro países da NATO vão estar envolvidos entre 29 de Abril e 10 de Maio no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, no Orion24, o maior exercício anual conduzido pelo Exército Português. O exercício é o principal exercício tático programado pelo Exército Português e liderado pelo Comando da Componente Terrestre, e faz parte do Programa de Treino e Exercícios Militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), envolvendo militares do Exército, mas também da Força Aérea Portuguesa e de algumas Nações Aliadas.

O Orion24, segundo o Exército, centra-se num exercício de prontidão, onde o Comando das Forças Terrestres fornece a estrutura de Comando e Controlo para o planeamento das forças e a execução descentralizada”. Das viaturas que vão integrar o exercício, destacam-se carros de combate e viaturas blindadas como os Leopard 2 A6 e M113, as Pandur, as VAMTAC (viaturas de rodas 4x4), ou as Pizarro, viaturas blindadas espanholas. “Treinar a interoperabilidade entre militares de vários países em operações táticas ofensivas, defensivas, e em operações de retardamento e de reconhecimento, no âmbito do planeamento, coordenação e execução para missões da NATO ao abrigo do Artigo 5º”, são alguns dos objectivos do Orion24, que culminará com um exercício multinacional com fogos reais envolvendo viaturas blindadas e tiros de carros de combate e de metralhadoras pesadas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo