Sociedade | 03-05-2024 12:00

Loja do Cidadão no Cartaxo vai mesmo avançar

A Loja do Cidadão no Cartaxo, anunciada no Verão de 2022, atingiu um investimento previsto de dois milhões de euros e o município decidiu não arriscar, aguardando uma baixa de preços no sector da construção.

A Loja do Cidadão no Cartaxo, anunciada no Verão de 2022, vai avançar junto à Escola do Centro, na Rua do Jardim. O presidente da câmara, João Heitor, explicou em Assembleia Municipal que em consulta ao mercado, o investimento necessário passou de pouco mais de um milhão de euros, para dois milhões de euros, pelo que não quiseram colocar em causa a sustentabilidade financeira do município para pagar a diferença. Entretanto, com a evolução do mercado e mais 270 mil euros de financiamento garantidos, o projecto vai finalmente avançar.
O edifício, construído de raíz, vai centralizar os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira, a Segurança Social e o Instituto dos Registos e Notariado, assim como o Espaço Cidadão, que funciona no edifício-sede do município. Segundo a autarquia, a localização escolhida teve em conta as imposições da Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e três premissas definidas pelo executivo: respeito pelo património, reabilitação do espaço público e valorização de uma zona habitacional e central da cidade.
“As restantes soluções consideradas e avaliadas pelo executivo e pelos serviços municipais ou não tinham a dimensão suficiente (são necessários 800 metros quadrados) ou implicavam a destruição de espaço verde, que tanto estamos a trabalhar para devolver às pessoas, ou o desrespeito pelo património histórico da cidade. Nada acrescentavam de valorização ao espaço público, nem sequer ao espaço habitacional envolvente”, referiu João Heitor no âmbito da apresentação dos estudos efectuados para a localização da Loja do Cidadão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo