Inscrições abertas para expositores no Festival do Maranho da Sertã
Os expositores interessados em participar no Festival de Gastronomia do Maranho, na Sertã, podem inscrever-se até 31 de Maio. O evento vai decorrer em Julho.
Até dia 31 de Maio estão a decorrer as inscrições para os expositores que queriam participar no Festival de Gastronomia do Maranho, que vai decorrer na Sertã de 18 a 21 de Julho. O município da Sertã, que organiza o evento, informa que podem inscrever-se entidades de todos os sectores de actividade.
A ficha de inscrição está disponível no site do Município da Sertã (www.cm-serta.pt) e deverá ser devidamente preenchida e entregue no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal da Sertã ou enviada para geral@cm-serta.pt, até ao dia 31 de Maio. Para além do sector agroalimentar, artesanato, doçaria e sector primário (associações florestais, madeiras, apicultura, silvicultura, plantas aromáticas), podem também inscrever-se expositores de comércio, indústria e serviços, maquinaria agrícola e industrial e veículos automóveis.
O maranho é um património gastronómico que a Sertã promove e valoriza através de um festival que tem na componente musical acompanhamento à altura. Este ano, vão passar pela vila ribeirinha nomes como Os Quatro e Meia, Táxi, Slow J e Gisela João. Com um programa diversificado dirigido a todas as faixas etárias, “o Festival do Maranho, este ano, está ao nível dos grandes festivais de música, o que constitui uma excelente oportunidade na promoção do território”, considerou o presidente o município, Carlos Miranda, durante a apresentação do evento.
O maranho, tal como o bucho recheado, é um ícone da gastronomia sertaginense e peça central do festival que visa promover esse produto com certificação IGP - Indicação Geográfica Protegida. À semelhança das edições anteriores, o Festival de Gastronomia do Maranho, vai contar com uma série de espaços e actividades diferenciados, como animação de rua, espaços de restauração, Pátio das Freguesias, desporto e aventura, exposições, tasquinhas, workshops e três palcos distintos.
Segundo informa o município da Sertã, o Pátio das Freguesias, cuja programação própria apresentará diferentes actividades das freguesias e do movimento associativo concelhio, contará com um novo espaço dedicado à divulgação de produtores e engarrafadores de vinhos locais. Uma novidade no seguimento do trabalho desenvolvido pelo município, em conjunto com a APROSER, no sector do vinho.
Carlos Miranda sublinha que “o retorno que o festival dá ao concelho supera em muito o investimento realizado, pois trata-se de um investimento com impacto directo na economia local”. Para o autarca, o Festival do Maranho é um momento de festa e convívio onde o concelho se une e mostra a sua dinâmica. “Este festival é a montra do que de melhor se faz no concelho ao nível da cultura, turismo e economia”, conclui.