Sociedade | 05-05-2024 21:00

Chove dentro das salas de aula da Escola Básica de Arcena

Chove dentro das salas de aula da Escola Básica de Arcena
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Pais alertam para obras urgentes na Escola Básica de Arcena porque chove nas salas e nos corredores

Pais estão preocupados com a segurança dos filhos porque chove nas salas de aula e nos corredores da Escola Básica de Arcena. Câmara de Vila Franca de Xira diz que as obras de remodelação não avançaram nas férias da Páscoa devido “aos prazos legais da empreitada”.

Os pais das crianças que frequentam a Escola Básica de Arcena, em Alverca do Ribatejo, estão preocupados com a segurança porque chove dentro das salas de aula e nos corredores. O grave problema de infiltrações já se arrasta há alguns anos e nas escadas da escola costumam estar baldes para apanhar a chuva.
No sábado, 20 de Abril, voltou a chover e a cair granizo. A água que entrou na escola afectou várias zonas e na segunda-feira seguinte as crianças só puderam entrar na parte da tarde porque não estavam garantidas condições de segurança. “Além da água, disparou o alarme e o quadro eléctrico. Reunimos com a Câmara de Vila Franca de Xira em Fevereiro e disseram que iam reparar o telhado durante as férias da Páscoa, mas não aconteceu”, conta a O MIRANTE Patrícia Monteiro, vice-presidente da Associação de Pais. Na terça-feira, 23 de Abril, cerca de três centenas de pais manifestaram o seu descontentamento à porta do estabelecimento de ensino mas saíram sem respostas. “Não disseram nada nem vieram à porta. É complicado termos de ficar com as crianças em casa cada vez que chove. A câmara tem de resolver”, desabafam. Vânia Mateus lamenta que se perca tempo e dinheiro em obras de remendos. Desta vez a água estendeu-se de tal maneira que danificou um tecto falso que tinha sido aplicado recentemente. Helena Duarte, que tem o filho de dez anos a estudar naquela escola, também vai no mesmo sentido e mostra-se preocupada com o ambiente perigoso que se gera na escola.

Obras prometidas para Maio
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira disse ao nosso jornal que está em curso um procedimento de empreitada no âmbito das “Obras de Reparação e Manutenção de Coberturas em Escolas”, que inclui também a escola de Arcena, e que contempla a substituição do sistema de impermeabilização das caleiras e muretes, reparação das juntas de dilatação entre edifícios e zonas de ligação, incluindo todos os trabalhos inerentes à intervenção, com um custo global de cerca de 50 mil euros.
“Não foi possível iniciar a obra na interrupção lectiva da Páscoa devido às etapas e prazos legais relativos ao procedimento de empreitada. No dia 24 de Abril foi realizada uma nova visita dos serviços técnicos da câmara à escola, para avaliar as condições para o início dos trabalhos, ficando definido que será no próximo mês de Maio”, informou o município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo