Sociedade | 05-05-2024 07:00

Grandes investimentos vão criar mais de mil novos postos de trabalho em Santarém

Grandes investimentos vão criar mais de mil novos postos de trabalho em Santarém
Da esquerda para a direita: o arquitecto e ex-vereador Luís Farinha; Ricardo Gonçalves; o administrador do Grupo Luz Saúde, Pedro Patrício; o promotor do projecto do aeroporto em Santarém, Carlos Brazão; e João Teixeira Leite

No concelho de Santarém estão em curso ou para arrancar nos próximos tempos diversos projectos empresariais nas áreas da saúde e da logística que prevêem a criação de centenas de postos de trabalho. Município de Santarém voltou a promover o concelho como território atractivo para o investimento no Salão Imobiliário de Lisboa.

O município de Santarém esteve novamente representado no Salão Imobiliário de Lisboa. O stand da autarquia foi palco na tarde de 2 de Maio da apresentação de alguns grandes projectos de iniciativa privada, que representam investimentos de dezenas de milhões de euros e prevêem a criação de mais de um milhar de postos de trabalho. São os casos do Hospital da Luz Ribatejo, já em construção perto do retail park da cidade, e das plataformas logísticas que vão nascer na zona do Gualdim, nos arredores da cidade, e na freguesia de Almoster, nas proximidades do nó da A1 no Cartaxo.

Tanto o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, como o vice-presidente do município, João Teixeira Leite, salientaram as potencialidades que o concelho tem para atrair investidores e novos habitantes, desde a sua centralidade e boas vias de comunicação, passando pela qualidade de vida e respostas na área educativa. Além disso, a autarquia tem diversos programas de incentivo aos dispor dos investidores que, desde 2011, já potenciaram investimentos na ordem dos 410 milhões de euros.

O Grupo Luz Saúde vai investir 58 milhões de euros no novo Hospital da Luz Ribatejo, prevendo-se que a construção e a instalação dos equipamentos estejam concluídas até ao final de 2025, com abertura estimada para o primeiro semestre de 2026 e criação de cerca de 500 postos de trabalho.

Outro grande investimento cuja construção deve arrancar nos próximos meses é a da área logística no Gualdim, próximo do entroncamento entre as estradas EN3 e EN362, na periferia norte da cidade. É um investimento de 25 milhões de euros para avançar já em Julho próximo, com um prazo de execução de um ano e que prevê criar 125 postos de trabalho, revelou João Leite. Numa fase menos adiantada está o projecto do centro logístico de Almoster, que envolve um investimento na ordem dos 150 milhões de euros e perspectiva a criação de 600 a 800 novos empregos.

Estiveram em representação do município o presidente Ricardo Gonçalves, o vice-presidente João Leite e a vereadora Beatriz Martins, além de vários técnicos. Marcaram também presença na sessão o administrador do Grupo Luz Saúde, Pedro Patrício, o promotor do projecto do aeroporto em Santarém, Carlos Brazão, e o arquitecto Luís Farinha, entre outras personalidades.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo