Sociedade | 06-05-2024 12:00

Insalubridade nas zonas verdes no Forte da Casa

Insalubridade nas zonas verdes no Forte da Casa
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Fernando Lopes diz que há mais de um mês que não cortam as ervas na Rua da República, no Forte da Casa

Há mais de um mês que a relva não é cortada na Rua da República, no Forte da Casa. Fernando Lopes alerta para os ratos e cobras que ali proliferam devido à falta de manutenção do espaço público.

Na Rua da República, no Forte da Casa, as ervas não são cortadas há mais de um mês. Em algumas zonas a vegetação já dá pela cintura e até tapa os bancos de madeira onde supostamente as pessoas se deviam sentar. Os moradores queixam-se nos cafés e desabafam entre vizinhos mas Fernando Lopes decidiu questionar a Câmara de Vila Franca de Xira e Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. “Isto está num estado vergonhoso, já nem relva se vê. Quem me atendeu da câmara remeteu para a junta. Mas ligo para a junta e desligam o telefone. Ninguém atende nem querem saber”, lamenta.
A morar naquela rua há 40 anos, Fernando Lopes diz que não se lembra da manutenção dos espaços verdes estar tão má como actualmente. Vêem-se ratos no capim e recentemente uma cadela de uma residente foi mordida por uma cobra, tendo de receber tratamento veterinário. A juntar a isto existe receio de caírem ramos para cima dos carros, provenientes de uma árvore de grande porte existente na rua. A presidente da união de freguesias, Ana Cristina Pereira, explica a O MIRANTE que o corte das ervas é feito por zonas, sendo que na Rua da República também existem locais que são da responsabilidade da Câmara de Vila Franca de Xira. A autarca garante que em breve a zona vai ser intervencionada pelos serviços.
Com vários quilómetros de passeios e espaços para manter cuidados, afirma, a junta não tem capacidade de resposta. Em Março entrou ao serviço da junta uma empresa para cortar a erva, apenas dos passeios, em zonas de moradias como o Casal do Pocinho, Terra da Pastoria, Bragadas, Tágides Parque e Pretas do Morgado.
“Estamos com as empresas no terreno e não temos para já nada a apontar. Não temos as coisas como gostaríamos mas não usamos herbicidas e só com meios mecânicos é difícil controlar a vegetação. Os produtos com salmoura são mais amigos do ambiente mas não produzem o mesmo efeito”, explicou a autarca.
O MIRANTE contactou a Câmara de Vila Franca de Xira para saber quando vai cortar a vegetação na Rua da República, nas áreas que são da sua responsabilidade, mas não obtivemos resposta até ao fecho desta edição.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo