Sociedade | 14-05-2024 17:59

Promotores do aeroporto em Santarém reiteram vantagens do seu projecto

Promotores do aeroporto em Santarém reiteram vantagens do seu projecto

O consórcio do projecto Magellan 500 reafirmou em comunicado que continua disponível e a trabalhar para proporcionar ao país uma solução para a expansão da capacidade aeroportuária, servindo a Grande Lisboa e o Centro de Portugal.

Os promotores do projecto Magellan 500, para construção de um aeroporto na região de Santarém, emitiram na tarde desta terça-feira, 14 de Maio, um comunicado onde reafirmam que continuam disponíveis e a trabalhar no sentido de “proporcionar ao país uma solução para a expansão da capacidade aeroportuária, servindo a Grande Lisboa e o Centro de Portugal”.

O consórcio privado defende que esse é “o único projecto que evita vultuosos investimentos de muitos milhares de milhões de euros do Estado em novas infraestruturas”. Destaca que é também a opção que permite ganhar tempo - pois “pode estar operacional em cinco anos” - e evita o tempo e o esforço de construção de novas infraestruturas de acesso ferroviárias e rodoviárias.

Em reacção às notícias sobre uma eventual decisão do Conselho de Ministros, a anunciar hoje, para construção de um aeroporto no Campo de Tiro da Força Aérea, no concelho de Benavente, os promotores do Magellan 500 reiteram o que tiveram oportunidade de referir em audiência na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas e Habitação, no dia 9 de Maio.

O consórcio privado, de que Carlos Brazão tem sido o rosto, sublinha que o projecto de construção de um aeroporto na região de Santarém não envolve fundos públicos, quer na sua concepção quer no seu futuro desenvolvimento, e é o único que aproveita as infraestruturas de acesso ferroviárias e rodoviárias existentes, nomeadamente a auto-estrada A1 e a Linha do Norte.

“É um projecto que assegura uma efectiva escalabilidade que responde a todos os desafios futuros que possam vir a ser necessários. O projecto Magellan 500 é o único localizado fora da actual concessão, proporcionando cenários alternativos únicos para o sector aeroportuário nacional, realçam ainda os promotores do projecto Magellan 500.

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