Sociedade | 18-05-2024 10:00

Jardim-de-infância de Vaqueiros vai reabrir uma década depois

Jardim-de-infância de Vaqueiros vai reabrir uma década depois
O antigo presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, Firmino Oliveira, junto ao jardim de infância da aldeia, encerrado há uma década

Na última década a aldeia de Vaqueiros, no concelho de Santarém, foi esvaziada de praticamente todos os serviços públicos que ali existiam. A reabertura do pré-escolar é um sinal positivo relevante.

O jardim-de-infância da aldeia de Vaqueiros, no concelho de Santarém, vai ser reactivado no próximo ano lectivo, foi anunciado na última reunião do executivo da Câmara de Santarém. O vice-presidente do município, João Teixeira Leite, informou que a Direcção Regional de Educação já deu luz verde à reabertura do espaço, que estava fechado há uma década. “É uma grande conquista, que tem dado muito trabalho nos últimos meses”, declarou o autarca.
Vaqueiros constituiu um bom exemplo da sangria que tem sofrido o mundo rural nas últimas décadas. Em apenas dois anos, entre 2012 e 2014, fecharam a escola primária, a extensão de saúde e o jardim-de-infância e extinguiram a junta de freguesia. A aldeia do concelho de Santarém é um retrato vivo da lenta agonia que afecta o interior do país, paulatinamente esvaziado de pessoas e de serviços públicos, como O MIRANTE relatou em reportagem publicada em Outubro de 2014. A pequena localidade perdeu quase todos os serviços que ali funcionavam e ajudavam a dar vida à comunidade. “Só falta fechar a igreja!”, ironizava o último presidente da junta de freguesia, Firmino Oliveira, um ex-autarca que lutou ingloriamente contra a fusão dessa freguesia com a de Casével.
A derradeira presença do Estado em Vaqueiros passou a ser a delegação da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros. A sangria de serviços foi obrigando as pessoas a alterarem rotinas e a confrontarem-se com novas realidades. As crianças da terra tiveram que frequentar o pré-escolar e a escola noutras localidades, como Casével, Pernes ou até no vizinho concelho de Alcanena.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo