Sociedade | 20-05-2024 12:00

Feira Nacional da Agricultura com pecuária extensiva em destaque

Feira Nacional da Agricultura com pecuária extensiva em destaque

Edição deste ano da Feira Nacional da Agricultura vai ter um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos. O dia 14 de Junho é dedicado ao município de Santarém, com a câmara a oferecer bilhetes aos moradores do concelho.

A Feira Nacional da Agricultura (FNA), que decorre de 8 a 16 de Junho, em Santarém, tem este ano como tema a pecuária extensiva, uma actividade sustentável e rentável, cada vez mais importante no sector agrícola português. Na apresentação da edição deste ano da FNA, Luís Mira, administrador do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), salientou que a pecuária extensiva ocupa 64% da superfície agrícola útil em território nacional. “O objectivo da escolha deste tema é chamar a atenção dos cidadãos portugueses, dos políticos e do sector para a importância da pecuária extensiva (…). É uma actividade determinante para a sustentabilidade do país e para a preservação dos espaços rurais”, disse.
A edição de 2024 foi pensada para celebrar os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60.º aniversário da Feira Nacional da Agricultura e os 30 anos de actividade do CNEMA. Para o efeito, e com o objectivo de dar as “boas-vindas” aos visitantes, o grande átrio de acesso ao edifício vai exibir uma exposição retrospectiva sobre o percurso histórico deste evento, recorrendo a fotografias de época, cartazes das várias edições e um documentário que retrata a evolução da feira nos últimos 50 anos. A FNA será inaugurada no dia 8 de Junho pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e pela ministra do Ambiente e da Energia, Maria Graça Carvalho. No ano anterior, a organização optou por não convidar qualquer membro do Governo, numa manifestação de descontentamento face às políticas implementadas para o sector.
Nos Claustros, um dos espaços mais emblemáticos do CNEMA, vão estar presentes Associações de Raças Autóctones e empresas ligadas à Pecuária que irão dinamizar iniciativas relacionadas com o sector. Uma das grandes novidades na edição deste ano diz respeito à criação de um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos, com o objectivo de ensinar às novas gerações a importância do setor agropecuário através de uma série de actividades educativas sobre a agricultura, a alimentação e o equilíbrio do meio ambiente.
O dia 14 de Junho é dedicado ao município de Santarém, com a câmara a oferecer bilhetes aos moradores do concelho e a realizar várias iniciativas ao longo do dia com várias actuações de grupos e bandas musicais, espectáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica, entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1668
    12-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo