Gruta de Avecasta é uma referência no património natural de Ferreira do Zêzere
Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, em conjunto com uma equipa de arqueólogos, está a organizar visitas mensais à Gruta de Avecasta.
O município de Ferreira do Zêzere e a equipa de arqueólogos José Mateus e Paula Queiroz promovem visitas guiadas uma vez por mês, e até Outubro, à Gruta de Avecasta, em Areias. As visitas serão de acesso livre (condicionado aos circuitos demarcados) com a coordenação dos arqueólogos da equipa de escavação/musealização. As visitas realizam-se nos dias 25 de Maio, 29 de Junho, 20 de Julho, 10 de Agosto, 14 de Setembro e 19 de Outubro.
A Gruta de Avecasta e a sua envolvente (dolina e cabeço) foi ocupada como área de habitat durante uma longa diacronia, remontando ao Plistocénio (Paleolítico Médio e Superior), com ocupações do Neolítico final, Calcolítico inicial, Idade do Bronze, Segunda Idade do Ferro, Romano e Medieval. As características sedimentares registadas na Gruta da Avecasta, ao nível da qualidade das argilas em associação ao microclima húmido e à longa série sedimentar fina, conferem uma conservação excepcional aos depósitos conservados, tendo sido exumado um riquíssimo conjunto de micro e macrorrestos paleobotâncios e faunísticos. O potencial paleoambiental deste conjunto foi devidamente evidenciado pelo trabalho desenvolvido pela equipa de investigação responsável. A Gruta de Avecasta assume um valor de raridade em termos de preservação paleoambiental, assumindo também grande interesse científico para o conhecimento das diversas comunidades que usaram aquele local como habitat.