Sociedade | 24-05-2024 21:00

Gruta de Avecasta é uma referência no património natural de Ferreira do Zêzere

Gruta de Avecasta é uma referência no património natural de Ferreira do Zêzere
Gruta de Avecasta está localizada na freguesia de Areias, no município de Ferreira do Zêzere. fotoDR

Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, em conjunto com uma equipa de arqueólogos, está a organizar visitas mensais à Gruta de Avecasta.

O município de Ferreira do Zêzere e a equipa de arqueólogos José Mateus e Paula Queiroz promovem visitas guiadas uma vez por mês, e até Outubro, à Gruta de Avecasta, em Areias. As visitas serão de acesso livre (condicionado aos circuitos demarcados) com a coordenação dos arqueólogos da equipa de escavação/musealização. As visitas realizam-se nos dias 25 de Maio, 29 de Junho, 20 de Julho, 10 de Agosto, 14 de Setembro e 19 de Outubro.
A Gruta de Avecasta e a sua envolvente (dolina e cabeço) foi ocupada como área de habitat durante uma longa diacronia, remontando ao Plistocénio (Paleolítico Médio e Superior), com ocupações do Neolítico final, Calcolítico inicial, Idade do Bronze, Segunda Idade do Ferro, Romano e Medieval. As características sedimentares registadas na Gruta da Avecasta, ao nível da qualidade das argilas em associação ao microclima húmido e à longa série sedimentar fina, conferem uma conservação excepcional aos depósitos conservados, tendo sido exumado um riquíssimo conjunto de micro e macrorrestos paleobotâncios e faunísticos. O potencial paleoambiental deste conjunto foi devidamente evidenciado pelo trabalho desenvolvido pela equipa de investigação responsável. A Gruta de Avecasta assume um valor de raridade em termos de preservação paleoambiental, assumindo também grande interesse científico para o conhecimento das diversas comunidades que usaram aquele local como habitat.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo