Sociedade | 24-05-2024 12:00

PSP de Santarém festejou aniversário no Cartaxo com pedido de mais efectivos e melhores infraestruturas

PSP de Santarém festejou aniversário no Cartaxo com pedido de mais efectivos e melhores infraestruturas
Comando Distrital da PSP de Santarém assinalou 148º aniversário no Cartaxo. Foto PSP Santarém

Centro Cultural do Cartaxo recebeu comemorações do 148º aniversário do comando distrital da PSP de Santarém. Na cerimónia falou-se que as autarquias têm um papel fundamental no apoio às forças de segurança e nos problemas que ainda existem em termos de efectivo e infraestruturas.

O secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, defende que as autarquias devem ter um papel importante na oferta de melhores condições de trabalho às forças de segurança com a disponibilização de edifícios camarários. “Há muitos casos em que existe dificuldades nas instalações e as autarquias têm possibilidade de oferecer um edifício (...) As autarquias podem ajudar a garantir uma melhor segurança”, disse o secretário de Estado. Telmo Correia falava à agência Lusa à margem das comemorações do 148º aniversário do comando distrital da PSP de Santarém, que decorreram no Centro Cultural do Cartaxo e às quais presidiu.
Nesse sentido, o governante realçou a importância que as autarquias podem ter na oferta de melhores condições de trabalho às forças de segurança. O secretário de Estado elencou ainda várias propostas que o Governo pretende implementar, entre elas promover “uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal das forças de segurança, “promover o ingresso de mulheres nas forças de segurança” e “aumentar as zonas de vigilância”.
Durante a cerimónia comemorativa do 148º aniversário do comando distrital da PSP de Santarém, Telmo Correia destacou o trabalho desenvolvido por aquela força. “Este é um momento solene e significativo. São 148 anos de dedicação incansável ao serviço público”, disse.

Mais efectivo para melhorar resposta
O comando distrital da PSP de Santarém é o terceiro maior do país em extensão geográfica, apenas ultrapassado por Lisboa e Porto, e conta com mais de 400 efectivos. Estas características, segundo Telmo Correia, fazem daquele comando distrital “um dos mais importantes” do país. Por seu lado, o comandante do comando distrital da PSP de Santarém, Luís Serafim, referiu que o comando tem feito, ao longo dos últimos anos, um trabalho “exemplar” apesar dos “problemas de recursos humanos” e de “infraestruturas” que afectam actualmente as forças de seguranças no distrito. Luís Serafim apontou como objectivos próximos inaugurar a nova esquadra no Entroncamento no “início do próximo ano, modernizar a esquadra de Torres Novas e requalificar a de Santarém.
Quanto ao trabalho realizado, destacou o sucesso da rede de videovigilância implementada em quase todas as cidades do distrito, o que possibilita uma resposta mais “célere em todas as solicitações”. Ao secretário de Estado, Luís Serafim apelou a “uma maior distribuição de efectivos” nas unidades territoriais e medidas que consigam reter novos profissionais para “uma melhor resposta aos nossos concidadãos”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo