Largo Dr. Moita em Cortiçóis requalificado renova importância do médico
Na inauguração do largo, na freguesia de Benfica do Ribatejo, estiveram presentes familiares da figura importante do concelho de Almeirim, entre os quais o bisneto Paulo Macedo, presidente da Caixa Geral de Depósitos.
A requalificação do Largo Dr. Moita, em Cortiçóis, freguesia de Benfica do Ribatejo, foi inaugurado pelo presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, com a presença de bisnetos e trinetos de Moita Macedo, médico e republicano, sendo o bisneto mais conhecido o actual presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo. O largo já estava degradado e a sua renovação, em que o espaço é aberto e se pode ver qualquer zona a partir de qualquer ponto, veio recordar também a importância de Moita Macedo para a localidade, para a freguesia e para o concelho de Almeirim.
Paulo Macedo, em nome dos familiares, disse ter ficado muito agradado com a intervenção da autarquia, considerando-a excelente, recordando que o seu bisavô foi um benemérito, tendo cedido terrenos para o desenvolvimento da localidade. O gestor, que também foi director-geral dos Impostos e ministro da Saúde, salientou que, apesar de não ter memórias desse tempo, porque já não conheceu o bisavô, sabe, pelo pai, que também nasceu na freguesia, que ele gostava muito de Benfica do Ribatejo.
Na cerimónia de abertura do espaço, no sábado, 18 de Maio, o presidente do município reconheceu que o largo já necessitava de intervenção há algum tempo. Para Pedro Ribeiro é importante que as pessoas usem o espaço, mas avisou, de uma forma correcta. E pediu para que todos sejam também fiscalizadores da manutenção do largo, alertando para quem não o usa correctamente.
Moita Macedo, nasceu na localidade em 1930, foi médico, republicano, deputado à primeira Assembleia Constituinte e Governador Civil de Santarém, tendo-se destacado também nas artes, na pintura e escultura.