Sociedade | 28-05-2024 16:32

Misericórdia e Conservatório de Santarém assinam protocolo de colaboração

Misericórdia e Conservatório de Santarém assinam protocolo de colaboração

As duas instituições estreitaram laços de cooperação na cedência de instalações e na interacção cultural.

A Misericórdia de Santarém e o Conservatório de Música da cidade assinaram um protocolo de colaboração, que passa pela utilização de espaços e colaboração na área cultural. O acordo foi feito na segunda-feira, 27 de Maio, após um concerto comemorativo do 524º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e do 39º aniversário do Conservatório de Música de Santarém pela camerata do conservatório no coro alto da Igreja da Misericórdia.

O protocolo prevê que o conservatório utilize os espaços históricos da misericórdia sem pagar taxas, para a realização de aulas, ensaios audições e concertos, como a Igreja da Misericórdia, antigo Convento de Nossa Senhora de Jesus do Sítio e Capela de Nossa Senhora do Monte, mediante acordo com a Paróquia Ortodoxa Romena de Santarém, a quem está cedida para o culto. A misericórdia compromete-se ainda a ceder o acesso aos seus órgãos históricos, além de assegurar a divulgação de eventos comuns nos seus canais institucionais.

O conservatório compromete-se a zelas pela boa conservação dos espaços e materiais que lhe forem cedidos e a dar também acesso às suas instalações quando pedidas por escrito pela misericórdia para visitas guiadas, incluindo no velho Hospital de Jesus Cristo. Fica também acertado que o conservatório se compromete a realizar serviços musicais em prol da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, isentando do pagamento de honorários dos músicos. No momento da assinatura estiveram presentes a presidente da direcção do Conservatório de Música de Santarém, Conceição Silva, e o provedor e a vice-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, respectivamente José Miguel Noras e Lurdes Asseiro.

A presidente do conservatório disse na sua intervenção inicial da comemoração que a Santa Casa tem sido um farol de esperança e solidariedade. O provedor José Miguel Noras relembrou que o conservatório de música projecta o nome de Santarém para fora e disse também que o protocolo vem somar as vontades de uns e os desejos de outros. O vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Leite, um dos presentes no concerto, referiu que o conservatório presta um serviço público de enorme dimensão.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo