Sociedade | 29-05-2024 19:45

Delegação da Azinhaga da Fundação José Saramago comemora 16 anos

Delegação da Azinhaga da Fundação José Saramago comemora 16 anos

Os 16 anos da delegação da Azinhaga da Fundação José Saramago vão ser comemorados no feriado de 30 de Maio com apresentação de um livro e actuações musicais.

A delegação da Azinhaga da Fundação José Saramago, um projecto muito desejado pelo Nobel da Literatura, vai comemorar 16 anos de existência. Na quinta-feira, 30 de Maio, a delegação vai organizar um convívio com a apresentação do livro “Mãos cruzadas, Vidas trocadas”, de Odete Fernandes, e uma visita à exposição “Mulheres Saramaguianas”. A iniciativa conta ainda com a actuação do grupo infantil “Roda e Vira” e de Gonçalo Serras, na voz e guitarra.
A Fundação José Saramago e a Junta de Freguesia da Azinhaga, no concelho da Golegã, têm promovido várias iniciativas ao longo do ano que envolvem a comunidade, como a apanha colectiva da azeitona, leituras vivas, entre outras.
Ana Saramago Matos, neta do escritor, tem sido a principal dinamizadora da delegação, que tem como rosto principal Rute Campanha. Numa conversa recente sobre o projecto da fundação na Azinhaga, Rute Campanha afirmou a O MIRANTE que tem crescido gradualmente e que são cada vez mais os interessados em conhecer as origens e os primeiros anos de vida de José Saramago na aldeia ribatejana. “Temos os visitantes portugueses que vêm de norte a sul do país, temos muitos visitantes estrangeiros que vêm de Lisboa para conhecer a aldeia, e estamos a realizar um esforço grande para que a comunidade local se interesse por este projecto”, referiu, acrescentando que o espaço da fundação na Azinhaga guarda não só as memórias de José Saramago, mas também a das pessoas da Azinhaga, uma vez que é uma antiga escola primária.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo