Detidos em Vila Franca de Xira suspeitos de furtos em lojas
Três elementos do grupo suspeito de assaltar estabelecimentos comerciais em vários pontos do país estão já em prisão preventiva.
Um homem e três mulheres, com idades entre 30 e 40 anos, foram detidos no dia 12 de Junho no concelho de Vila Franca de Xira, por suspeitas de vários furtos em lojas, informou o Comando Territorial de Lisboa da GNR. Os detidos foram presentes a um primeiro interrogatório judicial, onde foi aplicada a medida de coacção de prisão preventiva a três deles. O quarto elemento será presente a interrogatório na segunda-feira.
Na sequência de “denúncias por furtos em estabelecimentos comerciais”, foi realizada “uma investigação que decorreu durante um ano”, refere a nota divulgada. Foi possível apurar que os suspeitos "aproveitavam os períodos de maior afluência e com poucos funcionários nas superfícies comerciais para colocar bens em carrinhos de compras, posicionando-se junto à porta de entrada, onde aproveitavam o momento mais adequado e accionavam o sensor de abertura da porta de entrada, para sair com os produtos subtraídos”, adianta a GNR. Desta forma, furtavam diversos produtos alimentares, bebidas e produtos de higiene, que “introduziam posteriormente no mercado paralelo”, obtendo um lucro significativo.
O Comando Territorial de Lisboa da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Vila Franca de Xira, refere ainda que na sequência das diligências desenvolvidas, deteve as quatro pessoas e fez "uma busca não domiciliária a um estabelecimento", recuperando diversos produtos avaliados em milhares de euros e apreendendo uma viatura.
A força de segurança apurou também que os detidos são "suspeitos da prática de outros actos ilícitos da mesma natureza" ocorridos em Vilar Formoso (concelho de Almeida, distrito da Guarda) e no Algarve, tendo causado prejuízos que podem ascender a um valor superior a 50 mil euros.