Sociedade | 20-06-2024 11:40

Projecto Ouro Líquido vai ser alargado à totalidade do território Aire e Candeeiros

Projecto Ouro Líquido vai ser alargado à totalidade do território Aire e Candeeiros

Ouro Líquido é um projecto de olivoturismo que vai passar a estar presente nos municípios de Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Torres Novas. Consultor do projecto, Luís Melo, diz que o olivoturismo é uma área inovadora e tem que ser encarada como um instrumento de valor para os produtores.

Após um ano de trabalho em Alcanena e Torres Novas, o projecto Ouro Líquido vai agora ser alargado aos restantes municípios com território no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no quadro da respectiva Comissão de Cogestão e da ADSAICA (Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros), que integra os municípios de Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Torres Novas.
O projecto, que tem como missão valorizar a fileira da oliveira, cultura predominante dos espaços agrícolas dos concelhos, “tem em agenda criar valor e procurar soluções para os desafios colocados ao olival tradicional, nos planos do modelo produtivo, organização do sector, factores críticos de competitividade e estratégia de promoção e comercialização”, lê-se em comunicado. “Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a cadeia de valor do olival tradicional, estimular os agentes privados a inovar nos processos, produtos e serviços, atrair novos operadores, aceder a redes de conhecimento, aprender com outros casos, estudar e abrir novos mercados e envolver organismos do Estado para a estratégia a prosseguir no futuro”, acrescenta a nota.
Na agenda do projecto está ainda o estudo dos aspectos singulares e diferenciadores da paisagem olivícola dos municípios, vista como produto de construção ecológica, histórica e cultural, e inventariar recursos ligados ao olival e ao azeite potencialmente relevantes para a construção de uma estratégia olivoturística, que possa aportar valor económico e social às comunidades rurais, integrando produtos endógenos, gastronomia, natureza, paisagem rural, cultura e património.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo