Sociedade | 23-06-2024 15:00

Novo supermercado em Azambuja vai ser construído em área de Reserva Agrícola

Câmara de Azambuja aprovou declaração de interesse público que permite edificação de um supermercado da cadeia Lidl em área Reserva Agrícola Nacional, onde habitualmente não se pode construir.

O executivo da Câmara de Azambuja submeteu para aprovação da assembleia municipal o reconhecimento de interesse público relativo à construção de uma loja Lidl na vila sede de concelho. A declaração de interesse público pela autarquia permite ultrapassar condicionantes impostas à construção pelo facto de o terreno em causa se encontrar em área de Reserva Agrícola Nacional (RAN). A decisão foi conhecida na reunião de câmara de 4 de Junho, onde o presidente do município, Silvino Lúcio (PS), destacou a importância do investimento para a população. “A implementação do supermercado promove uma maior competitividade de preços. Entendemos que é importante para o comércio local haver mais operadores”, realçou o autarca. Já o vereador do PSD Rui Corça lembrou que a Secretaria de Estado da Agricultura havia recusado, anteriormente, dar luz verde à construção do supermercado na área de Reserva Agrícola Nacional, tendo questionado o executivo sobre quais foram as correcções feitas na nova proposta.
O argumento principal que levou à mudança de opinião da Secretaria de Estado da Agricultura, segundo revelou o arquitecto do município, teve a ver com a demonstração de não haver alternativa de localização do edifício fora da RAN. “No processo essa demonstração vem muito mais aprofundada, faz-se um apuramento de todas as áreas disponíveis e fundamenta-se a sua não alternativa para a localização. Outro dado é que o Lidl não é proprietário do terreno”, acrescentou. A nova superfície comercial resulta de um investimento na ordem do meio milhão de euros, estando prevista a criação de 25 postos de trabalho e gerar 8 milhões de euros em volume de negócios.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo