Técnicos das autarquias com “saber divino” criticados por presidente da AIP
Distrito está estagnado e parece que poucos se importam com isso. Alerta foi deixado por várias vozes durante uma conferência da SEDES, onde foi criticada a ausência de autarcas. “Somos um distrito em declínio mas parece que já sabemos tudo.”
O território que corresponde ao distrito de Santarém tem perdido população de forma acentuada nas últimas décadas e apresenta índices económicos preocupantes mas não há regiões condenadas à estagnação económica de forma irreversível. Para combater essa realidade é necessária mobilização dos agentes económicos e sociais, das autarquias e instituições de ensino mas, pelo que se viu numa conferência promovida em Santarém pela SEDES - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, há muito trabalho a fazer, pois os autarcas presentes contavam-se pelos dedos de uma mão.
O poder excessivo dos técnicos de urbanismo das autarquias
José Eduardo Carvalho levantou algumas questões até agora ignoradas, ou menos discutidas, sobre a falta de coragem política dos autarcas para contrariarem os técnicos de urbanismo das autarquias que, segundo ele, não têm saber divino para, quando querem, inviabilizarem projectos estruturantes para a região.