Sociedade | 28-06-2024 14:03

Utentes do Estuário do Tejo convidam Presidente da República a visitar centros de saúde

Há dezenas de pessoas sem médico de família e a situação está a preocupar os utentes. Situação é particularmente grave no concelho de Vila Franca de Xira.

As organizações de utentes dos concelhos mais afectados pela carência de profissionais de saúde no Estuário do Tejo, sobretudo Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, enviaram na quarta-feira, 26 de Junho, um convite ao Presidente da República para visitar os centros de saúde e unidades de saúde mais afectados pelo problema.
Os centros de saúde, que são responsabilidade da Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo, tem visto o direito dos utentes à saúde cada vez mais comprometido, na óptica da comissão de utentes. A principal razão apontada é a dificuldade em contratar e manter profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde, situação que preocupa as organizações.
O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Estuário do Tejo considera a visita “urgente e imprescindível”, por entender que o direito à saúde é parte fundamental da constituição portuguesa. “Esta visita é urgente e imprescindível para o Presidente da República se inteirar da real situação em que os utentes vivem e como os profissionais de saúde, nas unidades onde ainda funcionam, exercem a sua nobre e valiosa missão de serviço público”, referem os utentes em comunicado.
Paralelamente ao pedido de visita está a decorrer uma recolha de assinaturas para um abaixo-assinado dirigido ao primeiro-ministro, que conta já com 1.500 assinaturas. A iniciativa foi lançada a 18 de Maio durante a Concentração de Utentes em Defesa do SNS em Alhandra. Uma delegação destas organizações de utentes planeia realizar a entrega formal da moção aprovada por aclamação, juntamente com os milhares de assinaturas recolhidas na última quinzena de Julho.
As organizações de utentes esperam que estas acções contribuam para chamar a atenção das autoridades para a necessidade urgente de melhorar as condições nos serviços de saúde da região, garantindo o acesso adequado e digno à saúde para todos os cidadãos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo