Sociedade | 29-06-2024 12:00

Mais de 300 crianças do Cartaxo vivem abaixo do limiar de pobreza

Mais de 300 crianças do Cartaxo vivem abaixo do limiar de pobreza
Maria de Fátima Vinagre: Cartaxo prepara candidatura aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social para reduzir a pobreza infantil

Alunos que vivem em agregados familiares em situação de pobreza no concelho do Cartaxo vão ser identificados e acompanhados caso a caso.

332 crianças e jovens do concelho do Cartaxo com idades até aos 17 anos vivem abaixo do limiar de pobreza. Destas, 284 são alunos entre os seis e os 17 anos. Através da acção social escolar e fazendo o levantamento dos alunos que usufruem do escalão A, foi possível chegar a alguns dados, mas a Câmara do Cartaxo vai ter de desenvolver um trabalho profundo para perceber quem são as crianças que vivem em agregados familiares nestas condições. “É dramático porque significa que o agregado familiar destas crianças tem por ano um rendimento declarado de 2.356 euros. Isto é muito abaixo do escalão A”, afirmou a vereadora do município, Maria de Fátima Vinagre.
A câmara não consegue identificar a totalidade dos alunos em situação de pobreza mas está a traçar um plano de acção para mitigar o problema. A partir do próximo ano lectivo, através da Garantia para a Infância, os alunos vão ser acompanhados caso a caso. Além disso, a autarquia está a preparar uma candidatura aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) para os próximos quatro anos no eixo de actuação da redução da pobreza infantil.
Nas férias, os alunos não têm acesso às refeições escolares gratuitas e por isso os problemas agravam-se. A autarca avança que os directores dos agrupamentos de escolas já foram contactados para referenciarem os alunos interessados em beneficiar da refeição escolar durante a interrupção lectiva que se aproxima.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo