Sociedade | 01-07-2024 15:00

Dispositivo reuniu em Ourém para delinear estratégias de protecção da população

Dispositivo reuniu em Ourém para delinear estratégias de protecção da população

Na ordem de trabalhos foram abordados diversos pontos de relevo e estabelecidas estratégias para garantir a resposta e assegurar a protecção da população do concelho de Ourém.

A Comissão Municipal da Proteção Civil de Ourém reuniu para abordar temas relacionados com a prevenção e estabelecer estratégias para garantir a segurança da população. O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano de 2024 centrou-se nas estratégias de prevenção e combate a incêndios, reforçando a coordenação entre diversas entidades e a preparação de meios necessários. Foram delineadas acções para garantir uma resposta rápida e eficaz, visando assegurar a protecção da população e do património natural.
Neste âmbito, as freguesias de Espite, Fátima, Urqueira, Rio de Couros e Casal dos Bernardos foram identificadas como prioritárias devido ao elevado risco de incêndio. Foram ainda apresentadas as medidas de apoio logístico, incluindo a manutenção e criação de novos pontos de água, o fornecimento de alimentação aos operacionais através de empresas de catering, e a identificação de locais para evacuação e zonas de descanso. Destacou-se também a importância das equipas de vigilância, com postos de vigia e câmaras de monitorização em locais estratégicos como Óbidos, Alburitel, Ferreira do Zêzere e Serra de Aire.
Por fim, foi feito um balanço das operações em Fátima, especialmente das peregrinações anuais de Maio e Junho, destacando-se a presença de 450 mil peregrinos na grande peregrinação de 13 de Maio e de 120 mil na Peregrinação das Crianças de 10 de Junho, além dos resultados das intervenções durante esses eventos, que incluíram o apoio e assistência a milhares de peregrinos numa coordenação conjunta de múltiplas entidades.
O presidente da câmara municipal, Luís Miguel Albuquerque, conduziu os trabalhos da reunião, que contou também com a presença do vereador Rui Vital e do coordenador da Protecção Civil de Ourém, Miguel Freire.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo