Trio que roubou 30 mil euros a idosos em Santarém continua a monte
Com recurso a um engenhoso esquema, uma quadrilha conseguiu roubar três dezenas de milhares de euros que um casal de irmãos tinha levantado pouco tempo antes de uma instituição bancária em Santarém. Um trabalho de profissionais sem recurso a violência nem aparato.
Os assaltantes do casal de irmãos idosos que ficaram sem 30 mil euros que tinham ido levantar ao banco, no centro de Santarém, ainda não foram apanhados. A PSP continua a desenvolver acções para encontrar os suspeitos, que na manhã de terça-feira, 2 de Julho, levaram o dinheiro que estava no carro no parque de estacionamento subterrâneo, depois de utilizarem o esquema do pneu furado.
O que se sabe até ao momento é que quem esteve envolvido no roubo foi um trio de dois homens e uma mulher. Há indícios de que estes terão tido a ajuda de outras duas mulheres, que estavam no banco na altura do levantamento do dinheiro e que ficaram registadas no sistema de vídeo-vigilância. E terão sido estas que deram as informações aos cúmplices que prepararam o assalto de forma que passasse despercebido.
Naquela manhã, os irmãos, na casa dos 80 anos, tinham ido levantar o dinheiro proveniente da venda de um terreno e que era para levar a uma familiar também idosa. Depois de saírem da Caixa Geral de Depósitos, a poucos metros da entrada para o parque, foram deixar o dinheiro dentro de uma bolsa ao carro e foram tratar de outros assuntos na cidade. Os suspeitos não atacaram logo, nem arrombaram o carro, e esperaram pacientemente pelo casal. Quando as vítimas chegaram ao carro tinham um pneu da viatura furado pelos assaltantes, que se fizeram passar por pessoas solidárias e ofereceram-se para mudar o pneu. No meio da agitação, os idosos nem se aperceberam do desaparecimento do dinheiro e só deram por falta da bolsa quando os suspeitos, que falavam com uma pronúncia espanhola, já estavam longe. A PSP iniciou de imediato diligências, como a recolha das imagens de vídeo-vigilância da Caixa Geral de Depósitos e do parque subterrâneo.