Sociedade | 31-07-2024 12:00

Aumenta número de reclamações nos hospitais públicos da região ribatejana

Aumenta número de reclamações nos hospitais públicos da região ribatejana
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Utentes das unidades de saúde estão a enviar queixas escritas para o portal na esperança de ver os seus problemas resolvidos

Hospital de Vila Franca de Xira é o que apresenta maior número de reclamações, seguido de Santarém e do Médio Tejo mas é, dos três, o que tem melhores índices de satisfação. Falta de resposta às queixas apresentadas contribui para a avaliação negativa das três unidades de saúde.

Os dados do Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores do país, revelam este mês que o índice de satisfação dos utentes dos três hospitais públicos que servem a região – Vila Franca de Xira, Médio Tejo e Santarém - é muito baixa ou insatisfatória. O Hospital de Vila Franca de Xira já soma desde 2014 um total de 251 reclamações relacionadas com o funcionamento daquela unidade de saúde, sendo considerado “fraco” o índice de satisfação dos utentes, dando-lhe uma nota de 32,2% numa escala de zero a 100. Nos últimos 12 meses deram entrada naquele portal de consumidores 27 reclamações ao serviço e funcionamento da unidade de saúde. Das 251 reclamações existentes, 129 foram deixadas desde Junho de 2021, data em que a administração de Carlos Andrade Costa tomou conta da gestão da unidade após a saída da José de Mello Saúde que geria o hospital em regime de parceria público-privada (PPP).
A seguir na lista de queixas daquele portal está o Hospital de Santarém com 95 queixas e um índice de satisfação de 6,4% e o Centro Hospitalar do Médio Tejo com 67 queixas e um índice de satisfação de 1,5% na escala de zero a cem. Índices de satisfação baixos, sobretudo, por não terem existido respostas em número suficiente às reclamações deixadas no portal.
O índice de satisfação é calculado pelo portal com base numa fórmula que contempla o tempo que a entidade demora a responder à queixa, atribuindo pontos à medida que as reclamações são respondidas, se aguardam resposta, se a queixa está resolvida ou se foi considerada sem resolução possível. Há também pontos atribuídos consoante o número de dias que a entidade visada demora a responder à queixa.

Demora na marcação de consultas e tempos elevados de espera
Das queixas apresentadas pelos utentes, que podem ser lidas no portal, estão situações de demora na marcação de consultas, mau atendimento, tratamentos inadequados e tempos elevados de espera. Há na unidade de saúde de VFX relatos como o de um homem impedido de acompanhar a mulher grávida, queixas de mau serviço, situações passíveis de configurar alegada negligência médica (troca de análises de um paciente), situações de demora no atendimento na urgência e de falta de informação aos familiares de pacientes.
Contactada por O MIRANTE, a Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, que tutela o Hospital de Vila Franca de Xira, refere que do que decorre da análise estatística de todas as reclamações registadas no primeiro semestre de 2024, associadas aos cuidados hospitalares, salienta-se a redução do número de reclamações comparativamente com o período homólogo. “Também no primeiro semestre do ano de 2024 a Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo registou um número expressivo de elogios associados aos cuidados hospitalares”, acrescenta essa entidade.
A Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo sublinha ainda que “continua a cumprir, escrupulosamente, os protocolos definidos para o tratamento das reclamações e elogios através do seu Gabinete de Cidadão, assim como mantém o compromisso de continuar a assegurar a melhor prestação de cuidados de saúde a todos os seus utentes, através dos seus profissionais de saúde, que continuadamente tem dado provas da sua elevada competência técnica e humana”.

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