Escola Profissional de Salvaterra vai ter dois novos Centros Tecnológicos Especializados
Investimento PRR na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, nas áreas Informática e Industrial, visa modernizar as infraestruturas existentes e aquisição de recursos educativos tecnológicos inovadores.
A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) viu aprovadas as suas candidaturas para a criação de dois Centros Tecnológicos Especializados (CTE) nas áreas Informática e Industrial, num investimento de cerca de 3 milhões de euros. A criação dos dois CTE prevê algumas obras de reestruturação e alargamento das instalações da escola, assim como o apetrechamento de espaços com equipamento tecnológico inovador e especializado.
Segundo a EPSM, os alunos vão ter acesso a recursos técnicos e pedagógicos que potenciam as suas competências, tornando-os mais competitivos e preparados para os desafios profissionais. Com o investimento, a EPSM pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região, favorecendo a competitividade das empresas, o emprego qualificado e promovendo simultaneamente a evolução tecnológica e a digitalização destes sectores.
Os projectos incluem a instalação de seis laboratórios informáticos especializados, laboratório de electrónica e electricidade, oficina de automação, comando e instrumentação, laboratório de desenho e programação, laboratório de cozinha/pastelaria, laboratório de restaurante/bar, laboratório de inovação e criatividade, dois espaços de aprendizagem activa (salas do futuro), um espaço de reflexão e aprendizagem, duas salas teórico-científicas, sala prospection e ainda a renovação da cozinha e restaurante pedagógico da escola.
O presidente da direcção da EPSM, Duarte Bernardo, considera que os CTE vão possibilitar “um verdadeiro salto tecnológico”. “Empenhámo-nos muito nestes projectos que representam uma mais-valia para toda a comunidade. Estamos entusiasmados com as oportunidades que vão trazer para a região e confiantes de que vão contribuir para a afirmação da EPSM como um pólo de inovação e desenvolvimento na formação de profissionais especializados e adaptados às realidades actual e futura”, conclui.