Sociedade | 06-08-2024 15:49

Descarga poluente no rio Almonda em Torres Novas mata centenas de peixes

Descarga poluente no rio Almonda em Torres Novas mata centenas de peixes
foto dr

Serviços da Câmara Municipal de Torres Novas detectaram a ocorrência de uma descarga poluente no rio Almonda que matou várias centenas de peixes na manhã de 6 de Agosto. Vereador do Ambiente do município diz que não se lembra de um episódio de poluição tão triste. Actividades no rio foram suspensas temporariamente e o município participou a ocorrência às autoridades.

A manhã de terça-feira, 6 de Agosto, vai ficar marcada como um dos episódios mais tristes na história do rio Almonda. Uma descarga poluente, alegadamente provocada por uma empresa industrial que opera na zona de Torres Novas, provocou a morte de várias centenas de peixes e poluiu o leito do rio. A situação, detectada pelos serviços municipais por volta das oito horas da manhã de terça-feira, foi verificada junto ao Açude Real. O município, através de um comunicado partilhado algumas horas depois de vericada a ocorrência, afirma que a situação foi de imediato reportada pela autarquia às autoridades competentes, nomeadamente ao departamento de Ambiente da Polícia de Segurança Pública.

Segundo apurou O MIRANTE, em pouco tempo, as autoridades foram para o terreno para avaliar a extensão do impacto da descarga poluente, assim como investigar e procurar identificar a fonte de onde a poluição teve origem. Segundo informação do município, estão a ser efectuadas colheitas para análise e, ainda durante o dia de terça-feira, foi iniciada a remoção dos peixes mortos e encaminhados para o local próprio através de uma entidade parceira da câmara municipal.

Contactado por O MIRANTE, o vereador João Trindade (PS), responsável pelo pelouro do Ambiente, diz que até ao momento (6 de Agosto) ainda não há suspeitas de quem possa ter realizado a descarga poluente. “Infelizmente não temos indícios. Se tivéssemos já estaríamos a agir certamente”, afirma. O autarca do executivo de Torres Novas fala em centenas de peixes mortos, “para não dizer milhares”, e revela que não se lembra de um episódio tão grave de poluição no rio Almonda.

Artigo desenvolvido na próxima edição impressa de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo