Utentes e autarcas unem-se em abaixo-assinado por novo viaduto em Santana
Apesar do novo viaduto em Santana já ter luz verde da Infraestruturas de Portugal, os utentes entregaram um abaixo-assinado a exigir a concretização da obra e a requalificação da Ponte Rainha Dona Amélia. Documento foi assinado pelo presidente da Câmara do Cartaxo e restante executivo municipal.
Numa altura em que a Câmara Municipal do Cartaxo e a Infraestruturas de Portugal (IP) já assinaram um novo acordo com vista à construção de um viaduto em Santana que substitua a velha ponte fechada ao trânsito e a passagem de nível ali existente, os representantes do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos do Cartaxo foram à Câmara do Cartaxo entregar um abaixo-assinado a exigir a construção dessa obra.
Os utentes disseram a O MIRANTE que o abaixo-assinado, com 225 assinaturas, continua a ser pertinente até porque apela ainda à necessidade da requalificação da ponte Rainha D. Amélia - travessia sobre o Tejo que liga os municípios do Cartaxo e de Salvaterra de Magos -, designadamente no que toca à estrutura do tabuleiro e peso das viaturas que ali podem circular.
Rui Martins, representante dos utentes, referiu que com o encerramento da ponte de Santana, por motivos de segurança, os utilizadores em vez de fazerem nove quilómetros fazem 18. “Sabemos que o presidente já assinou o contrato com a IP mas queremos isto despachado o mais rápido possível, agradecemos que assim seja”, disse em reunião do executivo da Câmara do Cartaxo.
O abaixo-assinado contou com a assinatura do próprio presidente do município, João Heitor (PSD), e de todo o executivo. João Heitor afirmou ter pena que ao longo dos anos não tenham sido promovidos mais abaixo-assinados para resolver os problemas de Porto de Muge e espera agora que as obras comecem o mais depressa possível.
Em relação à Ponte Rainha Dona Amélia, o autarca disse que nem a Câmara do Cartaxo nem a Câmara de Salvaterra de Magos têm condições para fazer as obras necessárias. O abaixo-assinado dos utentes do Cartaxo vai ser enviado ao presidente da Assembleia da República, ao ministro das Infraestruturas e ao presidente da Câmara de Salvaterra de Magos.