Sociedade | 07-08-2024 21:00

Próximo ano lectivo em Tomar com alterações muito significativas

Próximo ano lectivo em Tomar com alterações muito significativas
Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar

Vice-presidente da Câmara de Tomar explicou como vai funcionar a intervenção no Jardim-de-Infância Raul Lopes. As obras no estabelecimento vão obrigar à transferência das crianças para outros estabelecimentos de ensino do concelho.

O próximo ano lectivo vai ser de mudanças em Tomar. Com as obras na Escola Básica 2,3 Gualdim Pais quase a começarem, também o Jardim-de-Infância Raul Lopes vai ser requalificado. A vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Filipa Fernandes (PS), explicou, na sessão camarária de dia 22 de Julho, em que moldes vai funcionar a requalificação do estabelecimento de ensino que pertence ao Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria.
A autarca referiu que, neste momento, estão a decorrer obras no antigo Colégio Nuno Alvares, espaço que vai receber cinco turmas do Jardim-de-Infância Raul Lopes. O antigo colégio terá também a valência de ATL (Actividades de Tempos Livres) para que as crianças possam permanecer no estabelecimento enquanto as obras decorrerem. Também a Escola Santa Iria, do Agrupamento de Escolas Templários, numa articulação entre os dois agrupamentos de escolas do concelho, vai passar a dispor de duas salas de Jardim-de-Infância. “De acordo com os números era importante que assim o fizéssemos”, justificou Filipa Fernandes. A autarca socialista assegurou que o município e os agrupamentos de escolas “estão a reunir todos os esforços” para que o próximo ano lectivo disponha de todas as condições necessárias para as crianças e as suas famílias.

Balanço do ano lectivo 2023/2024
O Conselho Municipal de Educação de Tomar (CMET) esteve reunido no dia 19 de Julho para realizar um balanço do ano lectivo 2023/2024. A sessão, presidida por Filipa Fernandes, decorreu no auditório do Serviço de Formação Profissional do IEFP em Tomar. Durante a sessão foram abordados variados temas relacionados com a actividade escolar no concelho. Foram ainda apresentadas as intervenções em várias escolas. Todos os projectos tiveram parecer favorável por parte do CMET.

Obras obrigam a aulas em contentores

As obras na escola EB2,3 Gualdim Pais vão avançar. A duração prevista é de dois anos. Durante esse período os alunos vão ter aulas em contentores. Filipa Fernandes, vice-presidente da Câmara de Tomar, explicou tudo na última reunião de câmara. A autarca referiu que já foi adjudicado e assinado o contrato para a realização da obra, tendo sido igualmente autorizada a colocação de contentores na zona onde se encontra o campo desportivo da escola. Serão montadas 14 salas de aula, refeitório, bar, sala de informática, sala de música e biblioteca. “Estamos paulatinamente a tomar as devidas precauções para que o novo ano lectivo comece de uma forma muito tranquila para todas as crianças e as suas famílias”, sublinhou Filipa Fernandes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo