Sociedade | 07-08-2024 15:00

Vila Franca de Xira prepara ultimato à NAV por causa do ruído dos aviões

Vila Franca de Xira prepara ultimato à NAV por causa do ruído dos aviões
TEXTO COMPLETO DA EDIÇÃO SEMANAL
Fernando Paulo Ferreira vai ter uma reunião com o presidente da NAV no início de Agosto

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira endureceu críticas na última semana depois de ter sido lançada uma petição pela comunidade visando levar ao Parlamento o problema do aumento de ruído dos aviões no concelho. Autarca tem reunião agendada com o presidente da NAV e diz esperar mais acção e menos conversa.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS), e o presidente da empresa responsável pela navegação aérea no aeroporto de Lisboa (NAV), Pedro Ângelo, vão sentar-se à mesa numa reunião olhos nos olhos onde o autarca ribatejano avisa querer mais acção e menos conversa no que toca a minimizar o ruído dos aviões que se sente no concelho. Desde Maio que a NAV mudou o sistema de gestão do tráfego aéreo, lançando sobre o concelho de VFX mais aviões, o que tem gerado fortes queixas não só dos autarcas como também da comunidade, que entretanto lançou uma petição online visando levar o assunto a discussão no Parlamento. O documento já conta com mais de 1.300 assinaturas.
“Verificamos no terreno que houve um acréscimo do impacto do ruído dos aviões, sobretudo na descolagem. A resposta que a NAV nos deu inicialmente não era verdadeira”, critica Fernando Paulo Ferreira, depois de num primeiro momento ter tomado a informação da NAV como credível e apontar que a justificação para o excesso de ruído estaria, entre outras, nos ventos dominantes da altura do ano.

Soluções em vez de desculpas
O autarca confirma a reunião agendada com o presidente da NAV para a primeira semana de Agosto e espera que a mesma traga mais soluções do que desculpas. “Espero que o presidente da NAV me diga quando e como é que vai fazer os ajustes necessários para resolver o problema, porque já deve ter tido tempo para estudar as alternativas necessárias. Espero bem que possam ser feitas afinações nas rotas”, afirma o autarca, que deixa também um aviso: consoante a resposta da NAV, Vila Franca de Xira poderá voltar a levar o assunto directamente ao ministro das Infraestruturas para que sejam tomadas medidas com maior rapidez.
Reagindo ao crescente desconforto da comunidade, Fernando Paulo Ferreira não poupa nas palavras e diz que é “absolutamente inadmissível” que um organismo público como a NAV possa dar uma resposta que depois não tenha correspondência com o que se está a passar no concelho. Uma resposta que foi semelhante à que a NAV deu a O MIRANTE, dizendo que a alteração poucos ou nenhuns impactos teria sobre o território, o que não é verdade. “Nós é que estamos aqui, sentimos e conseguimos ver uma grande diferença relativamente com o que acontecia antes no que toca ao ruído. Parece-me óbvio que duas medidas que não são difíceis terão de ser tomadas: ou os aviões passarem mais alto ou serem desviados do tecido urbano como acontecia antes, para o lado do rio ou da parte mais montanhosa do concelho”, defende.
O autarca diz que todas as acções de protesto, neste momento, são importantes para dar força ao descontentamento das populações e elogia os autores da petição pelo esforço. “Espero agora que a NAV venha a ser sensível a esta matéria”, conclui.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1692
    27-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo