Sociedade | 15-08-2024 21:00

A Cimianto é como um urso adormecido: não morde se não o acordarmos

A Cimianto é como um urso adormecido: não morde se não o acordarmos
Carmen Lima é presidente e fundadora da Associação SOS Amianto, especialista em sustentabilidade, doutorada em engenharia do ambiente, investigadora na área do amianto e conselheira no Conselho Económico e Social (CES)

A presidente da associação SOS Amianto, Carmen Lima, considera que o desmantelamento da fábrica de fibrocimento da Cimianto, em Alhandra, constituiu um crime ambiental que passou impune. E alerta para o perigo latente que envolve as antigas instalações industriais, que não devem ser usadas para nenhuma actividade.

A forma como há uma década foi desmantelado o que restava da falida Cimianto, fábrica de produção de materiais de fibrocimento em Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, foi um crime ambiental de proporções gravíssimas que lesou centenas senão milhares de pessoas que vivem perto da fábrica e os responsáveis ficaram impunes. Os equipamentos da fábrica foram removidos e vendidos para sucata sem que tivesse sido acautelada a saúde pública, alerta a O MIRANTE a presidente da associação SOS Amianto, Carmen Lima.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo