Especialistas preocupados com número de condutores detidos por excesso de álcool
A presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) manifestou “grande preocupação” com o elevado número de automobilistas detidos por excesso de álcool.
A presidente da Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) manifestou “grande preocupação” com o elevado número de automobilistas detidos por excesso de álcool, porque revela que o trabalho feito em matéria de prevenção “tem sido claramente insuficiente”. Joana Teixeira comentou à Lusa dados divulgados pela GNR no fim de semana, segundo os quais foram detidos, entre 2 e 8 de Agosto, 289 automobilistas por conduzirem sob o efeito de álcool. “Estes dados da GNR indiciam uma falta de conhecimento sobre os efeitos do consumo de álcool na população portuguesa, tanto os efeitos sobre a condução como também sobre a saúde”, salientou a psiquiatra e também Coordenadora da Unidade de Alcoologia e Novas Dependências do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
Para a presidente da SPA, os números da GNR revelam também que “o que se tem feito em matéria de prevenção dos problemas ligados ao álcool em Portugal tem sido claramente insuficiente”, defendendo, por isso, ser necessário “melhorar a prevenção e a intervenção” nesta área, “com medidas que sejam realmente eficazes”. “Os condutores, ao conduzirem sob efeito de álcool, põem em risco a sua vida e a de terceiros, tanto de quem vai no carro também, como de quem vai nos outros carros na estrada”, alertou.