Sociedade | 16-08-2024 10:00

Arruda dos Vinhos vai candidatar Festa de Nossa Senhora da Salvação a património imaterial

Arruda dos Vinhos vai candidatar Festa de Nossa Senhora da Salvação a património imaterial
Festas de Arruda celebram tradição que começou há 500 anos no reinado de D. Manuel. fotoDR

Objectivo do executivo liderado pelo socialista Carlos Alves é fazer coincidir a entrega da candidatura com os 500 anos das celebrações de Nossa Senhora da Salvação que se assinalam no próximo ano.

O município de Arruda dos Vinhos acredita que as festas em honra de Nossa Senhora da Salvação - que decorrem até 18 de Agosto - representam a identidade das gentes da terra e são únicas no panorama regional pelas suas “tertúlias móveis” em autocarros e por isso vai candidatá-las a património cultural imaterial no próximo ano.
Os serviços técnicos do município, confirmou O MIRANTE, estão a preparar a documentação e registos fotográficos e videográficos exigidos pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que vai avaliar a candidatura. O executivo liderado pelo socialista Carlos Alves espera ter todo o dossiê pronto para ser entregue a tempo das festas do próximo ano, altura em que se assinalam os 500 anos desde a primeira procissão realizada em honra da padroeira, depois de D. Manuel ter fugido para Arruda dos Vinhos para se refugiar da peste negra.
Esta não é a primeira vez que Arruda dos Vinhos tenta candidatar as suas tradições a património imaterial nacional. Em 2018, recorde-se, apresentou uma candidatura para que as suas onze tertúlias móveis, que agregam mais de 1.500 associados, e também os seus festejos taurinos fossem classificados como património nacional, mas a DGPC recusou a candidatura recomendando ao município que, ao invés de classificar apenas as tertúlias, fizesse como o vizinho concelho de Vila Franca de Xira e o seu Colete Encarnado e tentasse classificar todo o conjunto das festas e o papel que têm nas tradições locais.

Arruda dos Vinhos em festa até 18 de Agosto
As tertúlias móveis de Arruda dos Vinhos funcionam todas elas em antigos autocarros, recuperados e adaptados para o efeito e a tradição começou em 1979, tendo vindo a crescer até hoje. Até dia 18 de Agosto, recorde-se, decorrem as festas de Arruda dos Vinhos, com animação, tasquinhas, concertos e eventos para todos os gostos, incluindo concertos gratuitos de Tony Carreira, Mónica Sintra, Jimmy P, Ricardo Velho, Teresinha Landeiro e um tributo aos Coldplay.
Arruda dos Vinhos quer celebrar a união e a devoção da comunidade, promovendo a sua cultura, tradição e modernidade, com espectáculos que vão do folclore ao artesanato, largadas de toiros e música popular, celebrando Nossa Senhora da Salvação. O ponto alto das celebrações religiosas volta a ser a missa solene seguida de procissão pelas ruas da vila com a imagem de Nossa Senhora da Salvação no feriado de 15 de Agosto, pelas 18h30 (com a missa a começar às 17h00), que será acompanhada pela Banda da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo